30 ago de 2014
Brasil – BRASIL PADRÃO DILMA: Brasil é o único em recessão entre os países do Brics

O Brasil teve o pior desempenho entre os países do grupo Brics – que conta ainda com Rússia, Índia, China e África do Sul – no segundo trimestre deste ano, sendo o único dentre essas grandes economias emergentes em recessão técnica.

Em uma lista de 38 países, o desempenho da economia brasileira foi pior não apenas do que o de países desenvolvidos, mas ficou aquém da maioria dos emergentes e de economias europeias menores como a Grécia, Portugal e Espanha.

Até mesmo os russos, afetados pelas sanções impostas por Estados Unidos e Europa em função da crise na Ucrânia, conseguiram evitar dois trimestres seguidos de queda no PIB.

A trajetória de desempenho fraco pode antecipar a destituição do Brasil do posto de sétima maior economia do mundo. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Índia deve ultrapassar o País em termos de PIB em 2018.

“Mas isso considera projeções otimistas, então pode acontecer antes”, disse Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho, apostando que ocorra em 2017. Hoje, a Índia figura na 10ª colocação.

O FMI projeta crescimento de 1,3% para a economia brasileira em 2014 e de 2,0% em 2015, conforme o relatório Perspectiva Econômica Global atualizado em julho. O economista, contudo, considera esses resultados irrealizáveis. Ele projeta avanço de 0,2% neste ano e de 1,0% no ano que vem. A Índia, por sua vez, deve expandir 5,4%, acelerando para 6,4% em 2015, segundo o FMI.

“O Brasil de fato mudou de rumo. Isso reflete a falta de visão de médio e longo prazo. As medidas adotadas pelo País foram míopes, no sentido de ter um crescimento puxado por muito consumo e pouco investimento”, avaliou Rostagno. “O governo esqueceu de preparar o País para o futuro”, completou o economista. Com informações da revista Exame.

 

Com informações do Democratas e do site: www.ioeste.com.br

 

 

Oferecimento:LABORATÓRIO SANTA RITA

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856