Iniciativa promovida pela Yara premiará os melhores cafeicultores do Brasil |
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, abre inscrições para a segunda edição do Concurso NossoCafé. Na primeira quinzena de setembro, produtores que utilizaram o Programa Nutricional da Yara, em 2017/2018, poderão inscrever seus melhores lotes na disputa. A premiação tem o objetivo de reconhecer os melhores cafeicultores do País e estimular o cultivo de grãos de alta qualidade, uma tendência mundial que ganha cada vez mais mercado.
Enquanto os cafés tradicionais cresceram a uma taxa anual de 2%, o segmento de cafés especiais registrou um aumento global de 12% ao ano, na última década, de acordo com a Embrapa Café. A expectativa para 2018, no Brasil, é de que o mercado de cafés especiais cresça 19% e dobre de tamanho até 2020, movimentando R$ 3,9 bilhões ao ano, segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
Para se diferenciar neste momento de transformação do mercado, é preciso pensar o manejo, a produção e o negócio de uma forma diferente. E é nesse sentido que a Yara promove o concurso e traz o conceito O mundo pede um novo café. “Com essa premiação, buscamos reconhecer os cafeicultores responsáveis pela alta qualidade dos cafés, produzidos com responsabilidade social, ambiental e econômica, além de despertar um novo olhar para o setor, elevando a condição do café brasileiro a um nível de excelência mundial“, afirma João Moraes, gerente global de café da Yara.
Com a mudança do hábito de consumo e o aumento da procura por uma bebida que desperte novas sensações, os cafeicultores precisam ter um cuidado ainda maior com a lavoura e, para isso, podem contar com produtos inovadores e a orientação de especialistas que os apoiem neste desafio. “A nutrição equilibrada é o primeiro passo para produzir um grãocom qualidade superior, garantir alta produtividade ao agricultor e proporcionar uma melhor experiência ao consumidor final“, diz Thiago Reis, especialista agronômico da Yara.
O concurso Os cafeicultores podem inscrever amostras da espécie Coffea arabica em duas categorias: Café Natural – processado por via seca, que passou pela secagem com casca; ou Café Descascado, Despolpado ou Desmucilado – processado por via úmida, que passou pela secagem em pergaminho. A inscrição é isenta de taxas ou qualquer ônus para o participante, que deve arcar apenas com os custos de envio de amostras do produto.
Na primeira etapa, o produtor deverá apresentar os documentos e a amostra em um dos pontos de coleta listados no regulamento do concurso – disponível no site http://www.nossocafeyara.com.
Os produtores selecionados para a segunda fase da competição deverão apresentar nova amostra, de 1 a 8 de outubro, que será classificada por uma comissão julgadora conforme a metodologia da Specialty Coffee Association. Serão considerados atributos como aroma, sabor, acidez, corpo, equilíbrio, uniformidade e doçura. A pontuação final de cada produto será composta pela soma dos valores alcançados por cada item. Os vencedores serão anunciados em 8 de novembro, durante a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG). O primeiro colocado de cada uma das categorias terá seu lote adquirido pela Yara por um valor acima do praticado no mercado e a marca de sua propriedade estampada nas embalagens NossoCafé, que serão distribuídas globalmente pela Yara. Os vencedores também ganharão uma viagem para a Specialty Coffee Expo 2019, em Boston (EUA), com todas as despesas pagas. Serviço |
Sobre Yara Em colaboração com clientes e parceiros, a Yara cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável, para cumprir sua visão de uma sociedade colaborativa, um mundo sem fome e um planeta respeitado. Nossas soluções para nutrição de plantas e agricultura de precisão permitem aos produtores aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do produto, enquanto reduzem o impacto ambiental. Nossas soluções ambientais e industriais melhoram a qualidade do ar e reduzem as emissões, além de serem ingredientes-chave na produção de uma ampla linha de produtos. Adotamos uma cultura aberta de diversidade e inclusão que promove a segurança e a integridade de nossos colaboradores, contratados, parceiros de negócios e da sociedade em geral. Fundada em 1905 para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 16.000 colaboradores e operações em mais de 60 países. Em 2017, a Yara registrou uma receita de US$ 11,4 bilhões. Mais informações www.yarabrasil.com.br |
Informações para imprensa
Grupo CDI – Comunicação e Marketing
|