04 jul de 2014
Brasil – CENAS FORTES: VEJA VÍDEO EM QUE VIADUTO EM CONSTRUÇÃO DESABA EM BELO HORIZONTE
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou a morte de uma pessoa no desastre desta quinta-feira (3) na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Parte de um viaduto em construção desabou e matou a motorista de um ônibus. É possível que ao menos outra pessoa tenha morrido. Vinte pessoas ficaram feridas.
Atenção: O vídeo abaixo contém cenas fortes

 O acidente foi numa das avenidas mais movimentadas de Belo Horizonte, que dá acesso ao Mineirão, ao Aeroporto de Confins, a várias cidades da Região Metropolitana e a bairros populosos da Zona Norte da capital mineira.
Pelo menos quatro veículos foram atingidos. Um micro-ônibus, um carro e dois caminhões. Um motorista de caminhão estava esperando o veículo ser carregado com entulho.
“É meu caminhão que está lá debaixo. O viaduto começou a ceder do lado esquerdo para direita. Só isso. Não deu tempo de ver mais nada. A gente só correu”, conta o motorista.
Seu Valdemir da Paixão Barbosa, outro caminhoneiro que também estava debaixo do viaduto, escapou por pouco.
“A bomba estava jogando concreto em cima dele. E a gente lá debaixo. Em questão de minutos, caiu. Os caminhões estão com os documentos lá dentro. Não tivemos tempo de tirar nada”, relata o caminhoneiro.
O viaduto era semelhante ao mostrado no vídeo, com um grande vão central sobre a avenida. Foi uma estrutura assim que veio abaixo. No momento do acidente, o trânsito era constante nos dois sentidos.
A parte do Viaduto Guararapes que desabou foi em cima da Avenida Pedro Primeiro. E soterrou os quatro veículos. Em imagens divulgadas na internet, é possível ver o momento da queda.
“As casas e os conjuntos habitacionais no entorno já foram vistoriados e não tem qualquer tipo de risco neste momento”, afirma o tenente coronel Edgar da Silva, Bombeiros/MG.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, algumas escoras foram retiradas antes do acidente. A obra faz parte da meta dois do plano de mobilidade do BRT que seria usada durante o mundial. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa, a Secopa, a construção tem verba federal, mas, estava sendo executada pela Prefeitura de Belo Horizonte.
O valor total dessa etapa da obra é de R$ 460 milhões e até agora já foram executados R$ 445 milhões. A previsão de conclusão era o fim desse mês.
O prefeito da capital, Marcio Lacerda, do PSB, disse aguarda o resultado das investigações. “O projeto não foi feito pela prefeitura. Foi feito por uma empresa que ganhou licitação pra isso. Uma empresa renomada. Houve algum erro, certamente. Eu não quero avançar hipóteses sobre isso. O levantamento, o inquérito vai apurar”, comentou o prefeito.
A Cowan, construtora responsável, em nota declarou que enviou uma equipe técnica para iniciar as investigações. Esse era um dos acessos ao Aeroporto de Confins e ao Mineirão. Com a interdição da Avenida Pedro Primeiro, o motorista vai ser obrigado a usar um caminho alternativo, aumentando o tempo do trajeto.
Em fevereiro deste ano, outro elevado que passa sobre a Avenida Pedro Primeiro foi interditado. Ele apresentou abalo em um dos pilares no momento da concretagem e precisou ser amparado por vigas. A empresa responsável por esse viaduto que foi interditado no início do ano também é a Cowan.
Veja o vídeo:
Com informações do Barreiras Notícias e do site: www.ioeste.com.br
Oferecimento:promaq
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856