18 maio de 2015
Brasil – Cientistas conseguiram regenerar o Sistema Nervoso Central em ratos e esperam fazer o mesmo em humanos!

Cientistas foram capazes de regenerar a coluna vertebral de ratos e acreditam que o mesmo possa ser feito em seres humanos.

A equipe da Escola de Medicina da Universidade de Tufts, em Massachusetts, nos Estados Unidos, fez uma lesão proposital na coluna de vários ratos, na altura da raiz dorsal, por onde passa o principal feixe de fibras nervosas que se ramifica através da coluna vertebral.Os cientistas esperam um dia fazer com que pessoas paralisadas voltem a andar.

São essas as fibras responsáveis por levar sinais do corpo para o cérebro. Em seguida os pesquisadores trataram as medulas danificadas com uma proteína chamada ‘artemin’, conhecida pela recuperação de neurônios. Depois de um tratamento de duas semanas as fibras se regeneraram e impulsionaram sinais a uma distância de 4 centímetros.

Essa é a distância mais significativa de regeneração do Sistema Nervoso Central que já foi noticiada”, declarou Eric Frank, fisiologista e membro da equipe que desenvolveu o estudo. “Porém ainda temos um longo caminho pela frente!”

Frank também deixou claro que é muito importante o fato das fibras nervosas em regeneração estarem crescendo de volta para os lugares certos na medula espinhal e no tronco cerebral.

Ele também enfatizou que os ratos usados no experimento já tinham uma idade avançada de meses, o que para um rato é bastante significativo. Porém a idade não interferiu negativamente no tratamento.

Os resultados mostram que as “vias” que permitem que as fibras nervosas cheguem a suas áreas de destino estão presentes na medula espinhal, porém nem todas são receptivas ao efeito da proteína.

Eric Frank acredita que o maior desafio é fazer com que as fibras nervosas se reconectem e atinjam seu objetivo. Desse modo, os cientistas estariam preenchendo um enorme vácuo nas pesquisar e poderiam ajudar um número significativo de pessoas que sofrem de paralisia.

No estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.

 

 

Com informações do Jornal Ciência e Ioeste

 

 

Oferecimento:BOUTICÃO

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856