26 fev de 2016
Brasil – Crise na Segurança – “Nunca fizemos tantas ações no combate à criminalidade”, diz Sartori

Declaração foi dada durante entrevista convocada para falar sobre a mobilização para reduzir, na Justiça, os juros da dívida com a União

Governador prometeu manter o esforço policial para tentar reduzir a violência no Rio Grande do Sul Foto: Karine Viana/Palácio Piratini / Divulgação / Divulgação

Em meio à crise na segurança pública, o governador do Estado, José Ivo Sartori, afirmou, nesta sexta-feira, que nunca foram feitas tantas ações de combate ao crime quanto nos últimos 15 dias. A declaração foi dada durante coletiva em um evento, no Palácio Piratini, convocado para falar sobre a ação protocolada na Justiça Federal, em Brasília, que questiona o cálculo da União no processo de renegociação da dívida gaúcha.

– Devo dizer que converso com todos governadores e todos passam as mesmas dificuldades. No Rio Grande do Sul, com certeza, nos últimos 15 dias, nunca fizemos tantas ações em direção ao combate à criminalidade – garantiu.

O governador se referia a ações como a Operação Desmanche, que ataca os ferros-velhos irregulares. O objetivo da ofensiva é combater a receptação de peças de veículos sem procedência, que está por trás de parte dos casos de roubo e furto de veículos. Em 2015, os ladrões levaram 38.551 veículos – quase 7 mil a mais que os 32.722 do ano anterior –, uma alta de 31,8% e um recorde na história do Rio Grande do Sul, conforme levantamento divulgado neste mês pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Leia mais
Tiroteio na Cidade Baixa tem sete feridos
VÍDEO: câmera flagra trabalhadora sendo assaltada na Cidade Baixa
Roubo de carro termina em tiroteio no bairro Auxiliadora

Policiais também se mobilizam nas últimas semanas na Operação Avante, que tenta, entre outros objetivos, combater as disputas entre as quadrilhas de traficantes. O tráfico, segundo especialistas, fomenta o salto nos assassinatos entre os gaúchos. Na contramão de Estados como Rio de Janeiro e São Paulo, que reduziram o número de assassinatos, o Rio Grande do Sul registrou aumento de 70% nos casos de homicídios dolosos (com intenção de matar) em uma década. Conforme dados da SSP, foram pelo menos 2.405 mortes em 2015, contra 1.418 em 2006.

Segundo Sartori, as ações ¿vão continuar na mesma direção¿ em busca de ¿grandes resultados no futuro da questão da segurança¿. O governador ainda falou sobre a perda de 180 PMs temporários desde a 0h desta sexta-feira por causa do vencimento dos contratos. Ele prometeu uma solução “rápida” para o problema. Menos de duas horas depois, o comando da Brigada Militar anunciou a renovação dos documentos, o que deve devolver, nas próximas horas, os policiais às ruas e às unidades da corporação.

 

Zero Hora

 

Nosso Parceioro:irriga-banner-tv5

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856