14 maio de 2015
Brasil – Embrapa inicia participação na Agrobrasília 2015

Desde ontem (12) até o próximo sábado (16), a Embrapa estará participando da oitava edição da Feira Internacional dos Cerrados, a Agrobrasília, promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF. No local, foi montada uma vitrine tecnológica da Embrapa onde serão apresentados aos visitantes produtos e tecnologias desenvolvidos pela empresa e seus parceiros.

Na vitrine tecnológica da Embrapa, os visitantes têm a oportunidade de conhecer algumas cultivares de soja, mandioca de mesa, algodão e híbrido simples de girassol, adaptadas às condições de cultivo na região do Cerrado. Também estão expostas cultivares de forrageiras indicadas para diferentes condições ambientais e sistemas de produção pecuários, com destaque para a BRS Tamani (Panicum maximum), lançada recentemente como alternativa para a produção animal a pasto do bioma Cerrado.

Como opção para o sistema integração lavoura-pecuária, estão sendo apresentadas as culturas de milho e sorgo, consideradas estratégias por atenderem tanto à produção de grãos como à de forragem. Se o produtor utilizar milho transgênico, denominado de milho Bt, será necessário cumprir a regra do Manejo da Resistência de Inseto (MRI) com a utilização de área de refúgio. Na vitrine, o produtor recebe informações de como implantar a área de refúgio.

A produção integrada de frutas, lavouras de grãos e hortaliças em consórcios irrigados é a aposta do sistema denominado Filho- Fruticultura integrada com lavouras e hortaliças. Na vitrine da Embrapa, o produtor verifica como os espaços das entrelinhas  dos pomares de fruteiras podem ser utilizados para a produção simultânea de hortaliças, grãos e outras fruteiras.

Nos intervalos das visitas na vitrine tecnológica, o público ainda pode saborear suco do maracujá silvestre BRS Pérola do Cerrado ou experimentá-lo in natura. Lançada em 2013, a cultivar tem quádrupla aptidão: consumo in natura, processamento industrial, ornamental e funcional, já que é rico em sais minerais e antioxidantes.

No estande institucional da Embrapa, localizado no espaço reservado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como também na vitrine tecnológica, são disponibilizados materiais de divulgação das tecnologias desenvolvidas pela empresa e seus parceiros.

Produção Orgânica– Na terça-feira (12) foi realizado o Seminário de Sistemas Orgânicos de Produção, que marcou o início da Semana dos Alimentos Orgânicos do Distrito Federal. O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, destacou a importância do tema nas linhas de pesquisa da Embrapa. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Orgânicos do Distrito Federal (Sindiorgânicos-DF), Moacir Lima, as parcerias fortalecem os produtores que acreditam no futuro da produção orgânica. “Esse encontro nos dá a garantia que estamos no caminho certo. A sociedade está exigindo alimentos mais limpos”, declarou.

O pesquisador da Embrapa Cerrados, João Paulo Soares, traçou um quadro da evolução da produção orgânica no Brasil. Atualmente são 90 mil produtores orgânicos, sendo 14 mil certificados. O Brasil está na décima terceira posição em produção e no quinto em área cultivada com orgânicos. Os principais produtos são carne de frango, ovos e leite.

O pesquisador apresentou resultados de experimentos que comparam o manejo convencional e orgânico de pastagens. Embora a produção de matéria seca tenha sido maior nas pastagens manejadas de forma convencional, os animais apresentaram melhor digestibilidade da matéria seca oriunda de pastagens manejadas organicamente.

O bem estar animal é um atributo fundamental nos sistemas orgânicos de produção animal. A pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Maria de Fátima Pires, abordou os indicadores de bem estar baseados em quatro princípios: boa nutrição, manifestação do comportamento natural, instalações adequadas e boa saúde dos animais.

Os sistemas orgânicos de produção vegetal foi o tema da palestra do pesquisador da Embrapa Hortaliças, Francisco Resende.  Ele apresentou um desenho agroecológico, com espaços para cercas vivas, talhões, faixas de cultivo e “solo vivo”. Uma das práticas recomendadas pelo pesquisador para manter o “solo vivo” é a adubação verde.

O programa Soja Livre foi apresentado pelo chefe de Transferência de Tecnologia e coordenador do programa de melhoramento de soja na Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, e pelo especialista em sementes Roque Ferreti. Ele ressaltou o contexto de criação do programa e explicou as diferenças entre soja convencional, soja livre de transgênicos e soja orgânica.

As atividades desenvolvidas pelo Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica, em especial sobre capacitação, foram destacadas pela professora Ana Maria Junqueira, da Universidade de Brasília. Complementando a programação do Seminário, na manhã desta quarta-feira (13), foi realizada visita na Unidade de Pesquisa Participativa em Produção Orgânica – Sistema Agrossilvipastoril, que compõe o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar, na Agrobrasília.

Lançamentos – Nesta quinta-feira (14), às 10h, a Embrapa lança a cultivar de soja de soja transgênica adaptada ao Cerrado BRS 7380RR. Desenvolvido em parceria com as Fundações Bahia e Cerrados, o novo material possui ciclo precoce, resistência ao herbicida glifosato e resistências múltiplas a nematoides. A cultivar pode ser utilizada no sistema produtivo da sucessão de culturas em regiões cujos solos apresentem histórico de problemas com nematoides, aumentando a sustentabilidade do sistema produtivo agrícola.

Na sexta-feira (15) será lançada a cenoura BRS Planaltina. Ela foi desenvolvida especialmente para processamento de cenouras tipo “baby carrots”. Suas raízes são finas, compridas, lisas e retas, o que propicia maior rendimento industrial se comparado com materiais convencionais. Apresenta elevada resistência à queima-das-folhas e tolerância ao nematoide-das-galhas. Com coloração alaranjada intensa produz mini cenouras de aspecto muito atraente.

Outro evento que marca a participação da Embrapa na Agrobrasília 2015 é o Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Da conservação do solo e da água ao bem-estar animal, que será realizado na sexta-feira dia (15), a partir das 9h.

Liliane Castelões (16.613 MTb/RJ)
Embrapa Cerrados

Telefone: (61) 3388 9891/9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 

Oferecimento:Casas Baiana

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856