07 jan de 2021
Brasil – Fruticultura – Fortes chuvas no domingo passado 03/01, destroem aproximadamente 200 hectares de banana nanica no Projeto Jaíba, prejuízo pode chega a 15 milhões

Produtores do Projeto Jaíba, no Município em Minas Gerais amargaram mais um prejuízo por causa das fortes chuvas com vento, que caíram no município no último domingo, 03 de janeiro. A estimativa é de que 200 hectares de banana da variedade nanica tenham ido ao chão. As áreas mais afetadas foram os setores F, área A e área B, próximo a frente 3. Áreas do setor empresarial do Projeto Jaíba, também foram atingidas.

“Justamente quando os preços começam a subir e o mercado está aquecido, enfrentamos mais esse problema”, lamenta o produtor Diego Araújo Santos. Com o preço pago atualmente na região, pela caixa da banana nanica, o prejuízo pode chegar a 15 milhões de reais, no Projeto Jaíba.

Os produtores que tinham bananas prontas pra colheita tentam amenizar o prejuízo aproveitando parte dos cachos, que não tocaram no chão e tentam vender pelo preço que encontram. Por não ser um evento recorrente na região, os produtores do Jaíba não tem barreiras para esse tipo de problema. Apesar dos prejuízos, produtores alegam que continuarão insistindo no plantio, já que a nanica é a única que resiste ao mal do panamá.

Fonte: Facebook do Projeto Jaíba

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856