09 dez de 2018
Brasil – Fruticultura – Start: Começou a maratona que vai criar soluções tecnológicas para desafio da fruticultura

O hackathon “Inova.Farm” acontece no Vale do São Francisco até domingo (9)

Mais de cinquenta profissionais de tecnologia estão imersos desde a noite de ontem (8), com o desafio de criar soluções inovadoras para o problema de monitoramento de plantas num pomar, no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/Senar, em Juazeiro-BA. Os jovens estão divididos em dez equipes, que contam com o apoio técnico de especialistas do Agro e de fruticultores do Vale do São Francisco. Ao longo destes três dias a expectativa é que cerca de cem produtores rurais passem pelo Centro de Excelência para acompanhar os trabalhos.

“O empreendedorismo do produtor rural brasileiro somado ao investimento em tecnologia fez a agropecuária brasileira ser o que é hoje. Nós acreditamos que a próxima revolução da agropecuária vem se dará através da tecnologia digital, com a incorporação dessa cultura da inovação”, destacou o vice-presidente Administrativo Financeiro do Sistema Faeb/Senar, Guilherme Moura, durante a abertura oficial do “Inova.Farm”.

As equipes começaram a entender mais sobre o problema que precisam solucionar e esclareceram dúvidas relacionados à agropecuária da região, no bate-papo com o produtor rural, Edis Ken Matsumoto. Serão 52 horas ininterruptas de maratona e os integrantes da equipe vencedora vão ser premiados com uma impressora 3D, além de receber todo o apoio técnico para desenvolvimento da solução criada.

O evento é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Agência Nacional de Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

De acordo com o coordenador de Inovação do Senar, Paulo Sérgio Araújo, a ação vai possibilitar aproximar os produtores rurais de iniciativas tecnológicas voltadas para o agronegócio.

“Essa ação será possível por meio das conexões da comunidade local que fazem parte do ecossistema onde estão envolvidos, além dos produtores rurais, universidades, fornecedores, sindicatos, startups, aceleradoras de empresas e o próprio Sistema CNA”, destacou o coordenador.

Além da diretora do Centro de Excelência, Mônica Ishikawa, que fez a abertura do evento, também estiveram presentes Carlos Cointeiro, do Sebrae; Alisson Virgolino, do Sesi; Luciano Coutinho, ambassador Campus Party; além de representantes da Embrapa, apoio do Corpo de Bombeiros da 74 CIPM Rural (Companhia Independente de Polícia Militar Rural da Bahia), Univasf, Uneb e Banco do Brasil.

Fonte: Ascom Sistema Faeb

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856