02 abr de 2019
Brasil – Governo Federal – Produtores orgânicos cadastrados no Mapa triplicam em 7 anos

A tendência é de crescimento permanente tanto da produção quanto do consumo de orgânicos, avalia governo

“Qualidade e Saúde: do Plantio ao Prato” este o tema da 15ª edição da Semana Nacional do Orgânicos que vai acontecer na última semana do mês de maio. O Ministério da Agricultura, em parceria com outros ministérios é que está preparando uma série de atividades de estímulo à produção de orgânicos.

Os dados expostos pelo próprio Ministério justificam tanta atividade e tanto empenho. O número de unidades de produção cresceu 300% entre 2010 e 2018. Atualmente, 22 mil estão regularizadas.

“A tendência é de crescimento permanente”, afirmou Virgínia Mendes Lira, que coordena a Divisão de Produção Orgânica, setor do Mapa responsável pelo Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos e pela execução das ações relacionadas ao setor.

Embora se reconheça  o crescimento dos registros no cadastro, existe também a consciência de que esse universo de produtores orgânicos no Brasil pode ser muito maior. Quando o sistema entrou em vigor com exigência de cadastro por parte dos produtores, nem todos estavam preparados para atender os requisitos que as normas exigem.

“Então, a gente teve uma alimentação do cadastro nacional à medida que eles foram se sentindo seguros para entrarem no sistema e estarem regulares para comercialização de produtos orgânicos. E o governo tem buscado meios de dar suporte aos produtores para que eles consigam se regularizar, ampliar a oferta e, assim, reduzir o preço dos produtos, explica Virgínia.

Com  relação ao estímulo à produção, o setor público tem em vigor a Política Nacional de Alimentação Escolar, que busca privilegiar o alimento produzido pela agricultura familiar do município. A Política prevê que o agente público priorize a contratação de produtos orgânicos para a merenda escolar.

Selo Orgânico

De acordo com a legislação brasileira, o produto orgânico fresco ou industrializado é obtido em sistema natural de produção agropecuária ou de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Os insumos usados para controle de pragas que atacam o plantio de orgânicos devem ser fitossanitários e com baixa toxicidade, com uso aprovado para agricultura orgânica.

A comercialização dos produtos orgânicos em supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, indústrias e outros locais depende de certificação junto aos Organismos da Avaliação da Conformidade Orgânica credenciados no Mapa. Até o fim do ano passado, o Brasil tinha 393 organismos cadastrados e 36 sistemas produtivos e certificadoras habilitadas.
Os produtos orgânicos nacionais ou estrangeiros devem apresentar o selo federal do SisOrg nos rótulos. E os restaurantes e lanchonetes que servem pratos ou ingredientes orgânicos devem colocar à disposição dos consumidores a lista dos produtos utilizados e seus fornecedores.

 

Fonte: Portal DBO

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856