08 jun de 2014
Brasil – Inscrições para bolsas do ProUni começam nesta segunda; lista está disponível na internet

O PROUNI é um presente para as universidades e faculdades privadas. Pago com o dinheiro do contribuinte, portanto, é dinheiro público, aplicado em negócios particulares, ou seja, o governo premia negócios privados, que buscam lucro. A educação é somente uma ponte para o dinheiro público. O MEC em suas avaliações indica que as qualidade da educação privada é baixa, diferente das Universidades Públicas, que é avaliada como boa.

Se é dinheiro público deve ser levado ao ensino público e não aos negócios privados. Educação não pode ser compreendida como moeda eleitoral e financeira, posto que alguns deputados e senadores são sócios de faculdades e universidades privadas, que normalmente contribuem para campanhas eleitorais dos benfeitores, mas que levam a muitos estudantes a uma educação de qualidade duvidosa, a despeito do grande marketing que utilizam, e provem limitações a vida profissional destes estudantes. Que bom seria que o ensino público fosse valorizado, vagas ampliadas, universidades também, e que toda a cadeia do ensino público recebesse dos governos a atenção que merece. Sem escola pública não há futuro adequado, sem universidade pública, não há desenvolvimento.

Candidatos ao Programa Universidade para Todos (ProUni) podem se inscrever a partir desta segunda-feira (9). A lista de cursos e instituições que participam do programa já está disponível na internet. Os estudantes também devem ficar atentos ao prazo. Nesta edição, o limite foi reduzido de cinco para três dias e vai até quarta-feira (11). A inscrição é feita no site do programa. Para o próximo semestre, 115.101 serão oferecidas em cursos de graduação de instituições privadas. Do total, 73.601 são integrais e 41,5 mil parciais. Podem se candidatar ao ProUni, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. Segundo a organização do concurso, os cursos com maior número de bolsas são administração (13.168), direito (7.887), pedagogia (7.725) e ciências contábeis (6.865). Informações da Agência Brasil.

 

Com informações do Bahia Notícias e do site: www.ioeste.com.br

 

 

Oferecimento:LABORATÓRIO SANTA RITA

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856