22 fev de 2015
Brasil – Morre o fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor

É com muito pesar que a Igreja Pentecostal Deus é Amor notifica que o miss. David Miranda, homem muito amado, caridoso, amoroso, responsável, temente, querido, usado e fiel a Jesus Cristo, faleceu no dia 21 de fevereiro de 2015, às 23h45, com 79 anos, de infarto.


Miss. David Miranda era casado com a irmã Ereni Miranda, pai de quatro filhos (David, Débora, Leia e Daniel), além de netos. Ele aceitou a Jesus em 1958, daí em diante, a dedicação a Deus foi diariamente, até ouvir a voz dEle para fundar a IPDA: ‘Igreja Pentecostal Deus é Amor’.

Dia 03 de junho de 1962, ele fundou a IPDA, através da revelação do Espírito Santo, uma igreja que cresceu grandemente, tendo hoje mais de 11 mil igrejas espalhadas no Brasil e no mundo, aproximadamente. Ademais, o ‘ Templo da Glória de Deus’ (capacitado para receber 60 mil pessoas, com estacionamento para 500 automóveis e 143 ônibus) é uma de suas conquistas.

A tristeza está por causa da notícia de um homem de Deus que partiu. Um homem cujas lembranças sempre serão de fé, amor, dedicação na obra do Senhor, entre outras qualidades notórias. Entretanto, a felicidade é em saber que ele está perto do que vive para todo o sempre: Jesus Cristo. Os dias dele foram, especialmente, para adorar e buscar a Deus, ganhando almas ao Seu Reino. De fato, ele deixa vários exemplos: de pai, de esposo, de vô, de amigo etc. Soube ouvir, falar, aconselhar, pregar e conquistar.

Notificamos também que o culto fúnebre iniciou-se às 08h, do dia 22 de fevereiro de 2015, no Templo de Glória de Deus, localizado na Av. do Estado, 4.568. Neste momento, pedimos que nossas orações e sentimentos sejam dedicados para a família do missionário e aos membros por esta perda; para que Deus conforte os corações.

 

A história da igreja pentencostal Deus e Amor

A Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA), é uma da denominação evangélica brasileira originária da segunda onda do Pentecostalismo. Foi fundada em 1962 pelo missionário David Martins Miranda, com sede na cidade de São Paulo, SP – Brasil. A sua membresia foi estimada em 774.830 (conforme Censo 2000 feito pelo IBGE), atualmente conta com mais de 21.000 igrejas espalhadas pelo Brasil e mais 139 países, sendo assim a quinta maior igreja em número de membros do ramo pentecostal no Brasil ficando atrás da Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja Universal do Reino de Deus e Igreja do Evangelho Quadrangular, ficando em nono lugar entre as igrejas Protestantes Brasileiras.
Fundador

Missionário David Miranda, como é geralmente chamado, também é intitulado como o Apóstolo do século XXI pelos seus seguidores. Nasceu no dia 4 de Julho de 1936 na pequena cidade de Reserva no estado do Paraná. Filho de agricultores católicos, o quarto dentre cinco filhos do casal Roberto e Anália Miranda. Quando David Miranda tinha 13 anos de idade seu pai veio a falecer; esse fato mudou a vida da família Miranda. Quatro anos depois eles mudam-se para o município de Tibagi, PR, mais propriamente dito para a vila chamada de Cidade Nova (que tempos depois viria a se chamar Telêmaco Borba, PR) às margens do rio Tibagi, perto da fazenda Monte Alegre de propriedade da Indústria Klabin do Paraná Papel e Celulose S/A onde David veio a trabalhar.

 

Em abril de 1957 a Sra. Anália vende a sua casa na Cidade Nova (Telêmaco Borba, PR), e migra com a família para a cidade de São Paulo onde já morava a irmã mais velha de David Miranda, a Araci, que já era conversa ao protestantismo. Foi através de Araci que a mãe e depois os demais irmãos se converteram ao Protestantismo, ficando somente David como a última resistência do Catolicismo dentro da família Miranda.

Conversão

 

David Miranda, conforme relatado em sua autobiografia, já não aguentava mais a convivência com a sua família devido à discordância religiosa, pois não suportava os crentes em sua casa, porque após a conversão de sua família a sua casa virou local para culto domiciliar. A conversão de David Miranda ocorreu em 6 de julho de 1958. Naquele dia, ele planejava deixar sua casa em secreto e ir morar sozinho, pois já estava para completar 22 anos. Mas tudo mudou quando vinha de uma matinê dançante, por volta das 19 horas pela Estrada da Conceição, em Vila Munhoz, São Paulo.

 

Como sempre, procurava uma festa, quando foi surpreendido por um cântico. Pensando tratar-se de um baile ou coisa parecida, parou para ouvir o que era aquilo. Muitas vozes cantavam ao mesmo tempo. Quando percebeu, estava em frente à Igreja Maravilhas de Jesus (presidida pelo pastor Leonel da Silva). Embora não gostasse dos crentes, David resolveu entrar e sentar-se em um dos bancos daquele salão.

 

David estava em conflito consigo, pois queria sair dali correndo, mas não conseguia; algo o segurava naquele lugar. Permaneceu ali até o final do culto onde foi lida a passagem bíblica de Gênesis capítulo vinte e dois, que fala sobre o sacrifício de Abraão, passagem essa pregada pelo pastor Jonas da Cruz, nordestino com forte sotaque baiano.

 

O local era frequentado por pessoas humildes e de classe social bem abaixo da que David tinha por costume conviver, sendo o pastor mais humilde ainda e de um português muito ruim. Apesar disso tudo a mensagem daquela noite falou profundamente ao coração do futuro missionário e fundador de uma das maiores igrejas do Brasil, a ponto de David Miranda pensar que tudo o que aquele pastor falava era direcionado exclusivamente para ele. Esse foi o cenário da conversão de David Martins Miranda. Naquela noite mesmo ele aceita a Jesus e se torna também um crente.

 

História

 

Oficialmente a Igreja Pentecostal Deus é Amor foi fundada em 3 de junho de 1962, sendo esta data a de registro como pessoa jurídica em cartório passando a existir oficialmente perante a lei. Mas de fato ela teve início no mês de março de 1962, mês este no qual David Miranda foi despedido da firma onde trabalhava havia quatro anos, recebendo uma indenização com a qual alugou um amplo salão na antiga Rua Setenta, hoje Avenida Afonso Pena, na região de Vila Maria na cidade de São Paulo. No dia da inauguração, havia no local cerca de 50 pessoas, sendo que membros da igreja eram apenas três pessoas: o próprio David Miranda, sua mãe Anália e sua irmã Araci.

 

Nos dias que se seguiram após a inauguração, foram se unindo à igreja pessoas que já conheciam David Miranda de outras denominações por onde ele passara e, menos de um mês da inauguração a IPDA já contava com cerca de 70 membros.

 

No dia 15 de abril, David Miranda foi oficialmente ungido como pastor, pelo pastor e amigo Roberto Anézio da Igreja Pentecostal do Brasil (igreja essa à qual David Miranda pertencia antes de fundar a Deus é Amor), nesse dia a Deus é Amor passou a ter o seu primeiro pastor.

 

David Miranda construiu um ministério com posturas bastante radicais. Embora em seus programas de rádio dirija-se aos “irmãos católicos, espíritas e evangélicos”, rejeita interação com qualquer grupo religioso. O radicalismo da denominação pode ser observado em seu rigoroso código de usos e costumes. O regulamento interno demonstra também seu antagonismo às demais denominações cristãs.

 

Embora David Miranda tenha sido acusado de envolvimento com lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, evasão de divisas e narcotráfico, as denúncias não foram confirmadas.

 

Meios de Comunicação

 

Rádios

 

O principal meio de comunicação da IPDA é o rádio pelo qual transmite o programa “A Voz da Libertação” a mais de 45 anos. A Voz da Libertação é transmitida em centenas de emissoras de rádios pelo Brasil e pelo Mundo, sendo em muitas delas 24 horas de programação por dia. A cadeia de emissoras que transmite o programa A Voz da Libertação é uma das maiores do mundo no segmento evangélico, cobrindo todo o Brasil e América Latina e partes da Europa, Estados Unidos, África e Ásia.

 

Internet

 

A Deus é Amor também utiliza como meio de divulgação a internet, através do seu site www.ipda.com.br o qual tem links para transmissão do programa “A Voz da Libertação” via web ao vivo para todo o Mundo.
Outros

 

Outros meios de comunicação e divulgação da Deus é Amor são:

 

• Jornal “O Testemunho”;

 

• Revista “Ide”;

 

• Revista “Expressão Jovem”.

 

Doutrina

 

Regulamento Interno – RI

 

O RI ou Regulamento Interno da IPDA é o manual de conduta para os membros batizados, nele está registrado tudo o que o membro não pode fazer ou usar; esse manual vem junto com a carteirinha de membro. Cada regra é amparada por um versículo bíblico (na maioria das vezes versículos isolados e fora de contexto). Em muitas das congregações e em especial nas sedes há um culto na semana denominado culto do RI ou culto de doutrina, onde são abordados os temas contidos no RI.

 

Uso e Costumes

 

“Usos e costumes” é uma expressão utilizada nos meios pentecostais para se referir a uma série de proibições e determinações feitas pelas igrejas aos seus membros quanto à vestimenta, comportamento e postura social. Na IPDA as normas de “usos e costumes” são variadas sendo constantemente fiscalizadas pelos pastores estando impressas no Regulamento Interno da denominação, entre as principais proibições direcionadas a todos os membros estão:

 

• ter e ver TV, não é permitido assistir a nenhum tipo de programação (pois a TV é considerada a imagem da Besta); nem é permitido usar videocassete ou semelhante;

 

• escutar programas não evangélicos no rádio; (são orientados e estimulados a ouvir somente a programação da igreja “A Voz da Libertação”, rádios de conteúdo musical evangélico e de noticias também são permitidos).

 

• praticar qualquer tipo de esportes (os adolescentes são estimulados a não participarem da aula de Educação Física nas escolas, sendo sugeridos trabalhos alternativos para obtenção de nota na matéria);

 

• exercer qualquer profissão que exija o uso de armas de fogo (segurança, polícia militar, forças armadas).

 

• Não é permitido aos membros, por exemplo, fazer curso de teologia e outros cursos bíblicos nem aprender a tocar instrumentos em outras igrejas.

 

• Não é permitido ingerir bebidas alcoólicas.

 

• Pessoas epilépticas são aceitas na ceia apenas se apresentarem atestado médico, caso contrário serão suspensas até serem libertas.

 

• Ninguém pode assistir aos cultos trajando “roupas escandalosas”, short ou bermuda, a menos que se cubram com aventais ou panos;

 

As mulheres são as mais cobradas na Deus é Amor, as mulheres são terminantemente proibidas de:

 

• usarem calças compridas, alegam ser roupa de homem (podendo usar somente saias ou vestidos, abaixo dos joelhos e sem aberturas);
• usarem qualquer tipo de maquiagem e usar qualquer adorno (com exceção da aliança de casamento ou noivado e relógio);

 

• cortar os seus cabelos (sendo proibido aparar até mesmo as pontas);

 

• tomar qualquer medicamento anticonceptivo (pílula ou injeção) ou praticar qualquer ato que vise evitar filhos (cirurgia).

 

• Não é nem permitido usar cinto com mais de dois centímetros e desde que sejam de couro ou pano.

 

Já os homens não podem:

 

• usar bermudas ou shorts (mesmo dentro de casa ou para dormir, devem sempre usar calças compridas, não sendo permitida nem a capri);
• andar sem camisas ou com as mesmas abertas (não sendo permito regatas ou camisetas sem manga);

 

• ter bigodes, costeletas ou cabelos crescidos (sendo considerados vaidade);

 

O regimento também proíbe a venda de discos, CDs, e similares nas dependências da igreja ou em frente a ela, de outras gravadoras. Só é liberada a venda de discos da gravadora pertencente à igreja.

 

Fotos históricas

 

Davi Miranda e Esposa
 
Missionário Davi Mieranda e sua esposa Ereni Miranda
 
 
Construção da IPDA sede mundial
 
 
desfile inaugural da sede mundial
 
 
Cabine blindada no pupito IPDA
 
Irmã Anália Miranda mãe do Miss. Davi Miranda
 
 
Irmã Araci Miranda
 
 
Sede mundial templo antigo
 
Templo da Deus é Amor

 

Com informações: da Igreja Pentecostal Deus é Amor

e do Blog Ioeste www.ioeste.com.br

 

Oferecimento:banner da irriga

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856