15 maio de 2018
Brasil – Pesquisa analiza aceitação de plantas geneticamente modificadas pelo consumidor

As tecnologias de modificação genética de plantas podem proporcionar grandes avanços no futuro das culturas. No entanto, existem dúvidas sobre quais são as implicações sociais da tecnologia e se os consumidores a aceitam como segura.

Este será o foco principal do financiamento de mais de US$ 2 milhões do Instituto Nacional de Agricultura e Alimentação (NIFA) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos para pesquisa sobre engajamento público e as implicações da genética e outras tecnologias de manipulação genética. A informação foi divulgada nesta semana pelo site Feed Stuffs.

 

“Os avanços recentes em tecnologias de modificação genética proporcionam oportunidades para enfrentar os desafios frente a uma população global em rápido crescimento”, disse o diretor da NIFA, Tom Shanower. “No entanto, esses avanços também levantam questões importantes sobre sua aceitabilidade e potenciais impactos não intencionais, então em 2017 a NIFA criou o programa Implicações Sociais de Tecnologias Emergentes para financiar pesquisas sobre agentes genéticos e outras técnicas de edição de genes para uso agrícola.”

 

Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, investigarão as preferências do consumidor no consumo de alimentos derivados de culturas geneticamente modificadas e determinará a maneira mais eficaz de se comunicar sobre a tecnologia. Pesquisadores da Universidade de Iowa identificarão os principais incentivos e impedimentos para a confiança pública dos alimentos modificados geneticamente.

 

Já o Instituto Santa Fé de Ciências tem três objetivos imediatos: (1) desenvolver um quadro teórico para modelar processos sócio-cognitivos complexos; (2) usar o arcabouço para desenvolver hipóteses de pesquisa (3) ) e previsões de teste em um estudo com amostra nacional. A Texas A & M University avaliará o ambiente para o engajamento do público e das partes interessadas em torno da potencial pesquisa, desenvolvimento e uso da tecnologia de acionamento de genes no controle de pragas agrícolas no Texas.

Fonte: Redação Suino.com

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856