Nosso Whatsapp: (77) 9926-6484
Seminário Regional – Programa Terra é uma das ações do programa que tem como foco a recuperação de pastagens
Mato Grosso do Sul possui 16 milhões de pastagens plantadas. Dessas, cerca de 8 milhões estão em diferentes graus de degradação. “Esse valor é altamente significativo para a economia e o meio ambiente de Mato Grosso do Sul. Isso faz a produtividade da nossa pecuária ser baixa. A capacidade de suporte é extremamente baixa, 0,8 UA/ha [Unidade de Animal por hectare]. O rebanho bovino vem diminuindo, um dos motivos é devido a margem de lucro relativamente pequena. O Programa Terra Boa quer contribuir para começar a reverter esse cenário”, disse o secretário Fernando Mendes Lamas, da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar do governo estadual de MS, lembrando que um dos benefícios é a isenção do ICMS.
Segundo o secretário, “o governo é o indutor. Mas quem faz, efetivamente, a mudança são os produtores rurais e os técnicos”, constatou. Sua fala foi na abertura do primeiro “Seminário Regional – Programa Terra Boa”, realizado em Dourados, no Sindicato Rural, na semana passada, 19 de outubro, para profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural. Também falaram na abertura Os seminários estão sendo realizados em dez regiões de Mato Grosso do Sul para atender toda a rede de assistência técnica do Estado. Os seminários são nos seguintes municípios: Dourados (19/10), Ponta Porã (20/10), Campo Grande (25/10), Jardim (27/10), Coxim (9/11), São Gabriel do Oeste (10/11), Naviraí (16/11), Nova Andradina (17/11), Três Lagoas (23/11) e Chapadão do Sul (24/11). A ação é uma parceria do governo do Estado com Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte, Famasul, Banco do Brasil, Sindicatos Rurais, Associação de Agrônomos, Crea/MS, Aastec/MS.
O objetivo desses seminários é proporcionar debates sobre tecnologias de recuperação. No primeiro seminário, a palestrante, pesquisadora Michely Tomazi, da Embrapa Agropecuária Oeste, destacou que a integração lavoura-pecuária (ILP) é uma das soluções para recuperar as pastagens e ainda ter a oportunidade de ganhar com a atividade lavoureira. “Não é só recuperar, mas saber manejar as pastagens”, apontou. Michely deu uma sugestão que despertou interesse: o pecuarista fazer uma parceria com o agricultor, aproveitando a experiência de cada um. Ela explicou que se o pecuarista, inicialmente, “emprestar” ao agricultor a área de pastagem que precisa ser recuperada, sem cobrar arrendamento, ainda assim terá lucro. A rotação dos grãos (soja no verão e milho no inverno) com a pastagem já fornece nutrientes e matéria orgânica para melhorar o pasto. “Os dois saem ganhando”, afirmou.
O produtor Paulo Jacinto Batezini de Souza, da Fazenda Ventania, em Dourados, MS, falou sobre as dificuldades e os benefícios de se implantar a ILP, já que na fazenda o foco maior sempre foi na agricultura. “Apesar da implantação ser um pouco difícil no começo, o sistema se torna rotineiro e de fácil condução”, disse. Depois da implantação da ILP, ele conta que a capacidade de suporte da área melhorou. No verão, a lotação é de 5 a 7 UA/ha; no inverno, área de pasto fixo, 2,0 UA/ha; e os pastos de inverno que ficam de 3 a 5 meses na área, a lotação é de 3 UA/ha.
Benefício ambiental
fe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, destaca que os resultados da ILP em várias regiões de Mato Grosso do Sul, com diferentes tipos de solo e clima, apontam para a verticalização da produção pecuária com a recuperação das áreas degradadas e com a capacidade de suporte muito maior do que em média se alcança no Estado. “Em consequência, há não somente ganhos econômicos, técnicos, e agronômicos, mas fundamentalmente ambientais. Hoje esses ganhos ambientais ainda não são computados em renda para o produtor e para o Estado. Mas em um ambiente ideal, e é o que a gente imagina para o futuro, é que, além da verticalização da pecuária, com maior suporte e ganho de carne por hectare, haja também a possibilidade do produtor ser remunerado pelo benefício ambiental, que é o que conhecemos como serviço ambiental”, alerta.
Outra aspecto levantado por Asmus, é que a recuperação de pastagens leva a maior produção de carne em menor espaço de área, o que leva ao abate do gado em menor tempo. “Isso significa, antes de mais nada, uma menor emissão de gases de efeito estufa. Quanto menos tempo o boi fica no pasto, o acabamento é mais rápido, e as emissões de gases de efeito estufa são reduzidas. Além disso, as pastagens melhoradas conseguem reter carbono no seu sistema radicular, incorporar carbono através de matéria orgânica no solo, que é o sequestro de carbono”, explica o pesquisador e chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste.
Ele ainda lembra que, no caso da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), os experimentos mais antigos têm 21 anos e os resultados são consistentes para dar suporte a programas governamentais. Atualmente, a Unidade em Dourados possui experimentos com ILPF em Dourados, Naviraí, Três Lagoas e Ponta Porã.
Para o secretário de Produção, Fernando Lamas, as parcerias são essenciais para colocar em prática as ações do Programa Terra Boa, que foi lançado em 8 de março deste ano. “O Programa foi concebido pelo governo do Estado ter a convicção que temos em Mato Grosso do Sul tecnologia que sustenta o Terra Boa, que é voltado fundamentalmente para a recuperação de áreas degradadas. Temos parceria com Famasul, Embrapa, Banco do Brasil, Sindicatos Rurais, Associação de Agrônomos, Crea/MS, Aastec/MS”, relatou.
As pesquisas das Unidades da Embrapa em MS, segundo ele, possibilitaram a criação do Programa Terra Boa. “A Embrapa Agropecuária Oeste e a Gado de Corte geraram e têm gerado conhecimento que não deixam a menor dúvida que temos estratégias viáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental para recuperar os 8 milhões de hectares de pastagens degradadas no Estado e, consequentemente, aumentar a produtividade da pecuária que é baixa, aumentar a produção de grãos, e mais do que isso, eliminar um passivo ambiental”, destacou Lamas, dizendo que o Programa tem como objetivo promover e incentivar a recuperação de 2 milhões de hectares de pastagens degradadas em cinco anos.
O chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, que estava presente no lançamento da ação “Seminário Regional – Programa Terra Boa” diz que a Embrapa optou como um de seus temas prioritários a integração lavoura-pecuária “em que o sinergismo entre as duas é perfeitamente aplicável ao processo de recuperação de pastagens degradadas”.
Sílvia Zoche Borges (MTb-MG 08223 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste
agropecuaria-oeste.imprensa@embrapa.br
Telefone: (67) 3416-9742
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
ME CHAMA NO 77999266484
Como Funciona um Gerador de Tráfego e como ele melhora o posicionamento do seu site nos buscadores? O Gerador de tráfego da DivulgaMais é um software que faz troca de visitas. Uma vez ele rodando em sua máquina, ele vai visitar sites de outros usuários, e os outros usuários estarão visitando seu site. Porém é uma visita mais aprimorada, pois ele simula uma busca no Google, pelas palavras chaves que você configurar, e depois da busca ele acessa seu site por um link específico, é como se a pessoa buscasse e escolhesse seu site na busca do Google, isso faz com que o Google aumente muito a relevância do seu site, pois esta busca é feita de milhares de computadores reais em todo Brasil. Porém ele não gera vendas num primeiro momento, para isso temos outros softwares de marketing Direto (www.DivulgaMais.com.br), mas em médio e longo prazo você sobe o posicionamento, e aí sim com visitas reais, as vendas começam surgir. Pois com o uso do gerador você não verá os sites que estão sendo acessados, visto que eles são acessados em segundo plano, os demais usuários da rede não verão seu site também. Mas o mais importante, é que o acesso é feito de uma máquina real, conectada na internet com um IP real, como o seu, onde você usa normalmente, para navegar e trabalhar, então não é uma visita gerada por proxy, ou outro meio que o Google facilmente vai detectar. Por este motivo, milhares de máquinas reais pesquisando sua palavra chave e acessando seu site, vai causar um imenso aumento no Rank de sua página, consequentemente o aumento do seu posicionamento em todos os buscadores. No site https://www.geradordetrafego.com.br têm informações e vídeos mostrando o software funcionamento, em nosso canal também https://youtu.be/JKZX2f74ExU falando sobre SEO. Qualquer outra dúvida pode chamar no formulário do site. Um abraço Gustavo
Não perca tempo enviando campanhas de WhatsApp para contatos que não estão ativos. Com nosso Software Buscador e Validador de contatos você checa mais de 10.000 contatos em menos de 15 minutos, sem risco de perder seu chip. Além de buscar e validar contatos, ele é o melhor e mais eficiente buscador de grupos públicos para sua divulgação. Conheça agora e tenha uma ferramenta realmente funcional, para suas campanhas de WhatsApp. 👉 https://www.whatscontacts.com 🎯 📢 Ótimas Vendas! 🤝
Saiba como vender mais que açúcar atraindo formigas. Venda qualquer produto ou serviço na internet, para qualquer pessoa ou empresa com este curso de Marketing Digital. Acessando agora, você tem 07 dias grátis para conhecer. https://www.copyemarketing.com Boas Vendas!
0 Comentários