13 mar de 2017
Brasil – Previsão do Clima – Confira a previsão do tempo para o começo da semana

Veja como ficam as condições em todo o país nesta segunda e terça-feira

Segunda-feira, dia 13

Sul

 

Uma frente fria avança rapidamente em direção ao Sudeste e o tempo abre na maior parte da região Sul. Apenas no extremo nordeste de Santa Catarina e entre o leste e norte do Paraná há previsão para pancadas de chuva de forma mais isolada, mas que podem ser de intensidade moderada.

Com o afastamento da frente fria, uma área de alta pressão atmosférica, associada a uma massa de ar mais seco e frio, avança sobre a região. Além de deixar o tempo firme, também faz as temperaturas caírem ao amanhecer e à noite, com sensação de frio principalmente nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Mesmo com Sol, a tarde não chega a esquentar muito em grande parte da região. No entanto, no noroeste paranaense as temperaturas ficam mais elevadas e faz calor.

 

Sudeste

 

Vem avançado pelo oceano em direção ao Sudeste uma nova frente fria, que organiza a umidade da Amazônia, espalhando muita instabilidade sobre a região. A chuva atinge São Paulo, sul do Rio de Janeiro e, em Minas Gerais, as regiões sul e oeste e do Triângulo. A chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada por rajadas de vento.

Nas demais áreas o tempo seco predomina. A temperatura diminui um pouco entre o leste de São Paulo e o sul mineiro, por causa do tempo mais fechado e com chuva. Mas, no restante da região, o tempo abafado predomina.

 

Centro-Oeste

 

Uma frente fria avança pela costa do Sul para o Sudeste, mas ajuda a organizar a umidade da Amazônia sobre o Centro-Oeste. As chuvas mais intensas se concentram sobre Mato Grosso do Sul e norte de Mato Grosso, principalmente entre a tarde e a noite. No entanto, não se descartam alguma chuva isolada pela manhã. As temperaturas seguem elevadas e a sensação de abafamento persiste durante a tarde.

 

Nordeste

 

A chuva continua abrangente sobre a metade norte da região, mas as pancadas mais fortes seguem atingindo a área entre o norte do Maranhão e o Ceará. Nessas áreas, as pancadas podem vir a qualquer hora. Chuvas mais isoladas atingem também o extremo oeste, extremo norte e litoral da Bahia.

Já no interior da Bahia, o tempo seco predomina por causa da circulação dos ventos no alto da atmosfera, que caracteriza um sistema conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). As temperaturas seguem elevadas e o calor predomina sobre a região.

 

Norte

 

As áreas de instabilidade ainda espalham chuva sobre todos os estados da região Norte. O volume de água não será tão expressivo como nos dias anteriores, mas ainda chove forte principalmente no Amazonas e no Pará. Há risco para temporais no Acre. O tempo só é mais firme no norte de Roraima.

O calor segue predominando sobre a maior parte da região. Apenas no oeste do Amazonas e do Acre a temperatura fica mais amena, por causa do tempo fechado.

Terça-feira, dia 14

Sul

 

O tempo seco predomina sobre a região, por conta do avanço de uma massa de ar, que, além de inibir a formação de nuvens de chuva, traz um ar mais seco e frio. A temperatura terá grande amplitude, ou seja, faz frio ao amanhecer, mas a tarde volta a esquentar. Somente na faixa leste dos três estados do Sul é que a sensação deve ser mais agradável. Chove apenas no noroeste e no norte do Paraná, mas de forma isolada e entre a tarde e a noite.

 

Sudeste

 

A frente fria avança para o Rio de Janeiro, e pode chover forte pela manhã entre a metade sul fluminense e o Vale do Paraíba. A partir da tarde, o sistema se afasta para o oceano, mas ainda organiza alguma instabilidade sobre a região e chove na forma de pancadas isoladas. Tempo firme somente no sul paulista, metade norte do Espírito Santo e nordeste e norte de Minas Gerais.

As temperaturas do amanhecer ficam mais amenas, especialmente em Minas Gerais e na metade leste de São Paulo. Já à tarde, a sensação fica mais agradável na faixa leste paulista, sul mineiro e metade sul fluminense, enquanto que nas demais áreas da região a sensação é de calor.

 

Centro-Oeste

 

Chuvas mais intensas ocorrem em Mato Grosso e Goiás, podendo serem bem fortes no norte dos dois estados, em decorrência do maior avanço da frente fria pelos Sudeste. Já em Mato Grosso do Sul, a chuva é mais isolada e de baixo acumulado.

No norte de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso o tempo é mais firme. A sensação ainda é de abafamento e o calor segue intenso no oeste de Mato Grosso do Sul.

 

Nordeste

 

A chuva continua concentrada na metade norte da região. Há risco de temporais no Maranhão e em Pernambuco, passando pela Paraíba e oeste do Rio Grande do Norte, entre a tarde e a noite. Já no litoral baiano, a chuva é mais isolada e provocada pelos ventos úmidos que sopram do mar. O Sol predomina somente no interior da Bahia. A sensação de abafamento persiste sobre todo o Nordeste durante a tarde.

 

Norte

 

Continua a chover forte e com acumulados bastante elevados entre o Acre e o Pará, inclusive com chuva intensa já pela manhã. Nas demais áreas da região, a chuva ocorre a partir da tarde e pode haver pancada forte também em Rondônia. O tempo segue firme e com predomínio de Sol ao longo do dia no norte de Roraima. As temperaturas ficam mais amenas no oeste e centro do Amazonas, enquanto que nas demais áreas a sensação de calor persiste.

Com informações da Somar Meteorologia

 

 

Oferecimento:folder tapetes net

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856