07 maio de 2017
Brasil – Previsão do clima – Confira como fica o tempo neste fim de semana

Chuvas diminuem no Sul e no Sudeste; no Centro-Oeste, as temperaturas máximas da tarde sobem

Uma instabilidade que avançou do Sul para o Sudeste provocou 50 milímetros de chuva em algumas áreas do interior de São Paulo. A chuva foi localizada, mas já ajudou bastante alguns produtores de milho segunda safra.

Neste sábado, dia 6, as áreas com chuva forte se concentram entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Por outro lado, há mais períodos de melhoria na maior parte de São Paulo, garantindo as atividades ao ar livre e maior amplitude térmica.

 

No Sul, o tempo fica mais firme e com predomínio de sol. Essa condição favorece o aumento das temperaturas tanto pela manhã como no período da tarde, com destaque para as cidades mais próximas às áreas de fronteira. No domingo, dia 7, algumas instabilidades se aproximam do sul do Rio Grande do Sul.

No Centro-Oeste, a chuva vai perdendo força, e isso faz com que as temperaturas máximas da tarde também se elevem um pouco mais, em relação ao dia anterior, e a sensação de tempo abafado aumenta.

 

Já a faixa oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul tem maior quantidade de nuvens e condição ainda para alguma chuva isolada com trovoadas. No Pantanal, não se descartam chuvas fortes e isoladas.

No Nordeste, as condições de tempo pouco se alteram, e as instabilidades seguem concentradas no litoral desde o centro da Bahia e por todo o restante da costa nordestina. No interior, porém, tempo continua seco e apenas com variação de nebulosidade.

A umidade relativa do ar à tarde fica abaixo dos níveis críticos entre o sul do Piauí e o norte da Bahia, algo que favorece o aumento do número de queimadas.

 

No final do dia, nuvens também ficam mais carregadas no sul da Bahia por conta de instabilidades que se aproximam pelo Espírito Santo, mas não chega a chover nesta área.

No domingo, a chuva se torna mais generalizada sobre o leste do Nordeste, desde Fortaleza até Recife, e não se descartam transtornos localizados devido aos elevados volumes acumulados.

 

No Norte, o tempo gradualmente vai ficando mais firme na faixa sul da região, e durante a tarde os níveis de umidade já ficam na casa dos 40% no sul de Rondônia, do Pará e no Tocantins.

Mesmo assim, áreas de instabilidade ainda favorecem chuvas isoladas no fim do dia, mesmo com os períodos de melhoria mais longos. A chuva mais pesada e a qualquer hora vai se concentrar desde o Amapá até Roraima, por causa da ação da zona de convergência intertropical.

 

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

 

 

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856