09 jan de 2017
Brasil – Previsão do tempo – Confira a previsão do tempo para o começo da semana

Veja como ficam as condições em todas as regiões brasileiras

Segunda-feira, dia 9

Sul

As instabilidades persistem em toda a Região Sul, mas os maiores volumes d’água ainda se concentram do centro ao norte do Rio Grande do Sul. Mesmo assim, não estão descartadas as condições para transtornos nas outras localidades, como rajadas de vento e potencial para queda de granizo em todos os três estados.

Toda essa situação está relacionada a um sistema de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o oeste da região, à circulação dos ventos em altitude, ao calor e à alta umidade. As temperaturas, por sua vez, sobem bastante à tarde, com calor mais significativo na faixa oeste. A chuva ocorre mais no final da tarde e os ventos sopram do quadrante norte.

Sudeste

O tempo não muda muito, e a chuva segue desde o estado de São Paulo até o centro de Minas Gerais e o extremo sul do Espírito Santo. Atenção para os acumulados de precipitação mais elevados no interior paulista, no Triângulo Mineiro e sul e parte central de Minas, mas não se descartam condições para rajadas de vento e eventuais quedas de granizo. Toda essa instabilidade está sendo influenciada pelo corredor de umidade da Amazônia, que é organizada por uma área de baixa pressão atmosférica no oceano (agora mais afastada da costa de São Paulo).

As temperaturas devem ser mais baixas nas áreas do sul mineiro, Vale do Paraíba (no leste de São Paulo) e no oeste do Rio de Janeiro, por conta do tempo mais fechado. Nas demais áreas fluminenses, a sensação térmica é mais amena. O tempo firme e seco prevalece no norte de Minas e do centro ao norte do Espírito Santo.

Centro-Oeste

As condições não mudam muito. No nordeste de Goiás, noroeste de Mato Grosso do Sul e do sudoeste de Mato Grosso, o tempo segue firme. Nas demais áreas da região faz calor e ainda tem muita umidade na atmosférica. Com isso, as nuvens carregadas se formam, principalmente na parte da tarde, e há previsão para pancadas de chuva isoladas, mas que podem ser acompanhadas por descargas elétricas.

Nordeste

O tempo segue seco no sertão da Bahia e proximidades. Já do Maranhão até parte de Pernambuco, há áreas de instabilidade que favorecem a formação de nuvens carregadas. Há previsão de pancadas de chuva, principalmente durante à tarde e à noite. Pode chover fraco também no litoral sul da Bahia e no Recôncavo Baiano, por conta da umidade que vem do mar.

Norte
A semana começa sem grandes mudanças.Instabilidades continuam se espalhando por grande parte dos estados do Norte, principalmente a partir da tarde. Os maiores volumes de água continuam sobre o Amazonas . Somente no leste do Tocantins o tempo continua firme e apenas com variação de nebulosidade. As temperaturas continuam elevadas especialmente nesse estado.

 

Terça-feira, dia 10

Sul

Uma nova frente fria volta a atuar na região. Com o reforço de um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Uruguai e também de um corredor de umidade que vem da Amazônia, chove forte em todo o Sul. Os maiores alertas para grande volume de água vão para o oeste e sul gaúchos, onde algumas cidades podem receber o acumulado para todo o mês de janeiro.

Na quarta-feira, dia 11, a frente fria avança mais em direção ao Sudeste do país, trazendo mais chuva em boa parte dos três estados do Sul. Agora, os maiores acumulados de chuva se concentram do norte do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná, com risco para grandes transtornos no leste catarinense.

As temperaturas diminuem um pouco mais no sudeste de Santa Catarina e no nordeste gaúcho, por conta do tempo mais fechado. A sensação é mais amena nas demais localidades. Nos próximos dias, as chuvas diminuem bastante na região, principalmente no Rio Grande do Sul, permitindo que as temperaturas se elevem.

Sudeste

O sistema de baixa pressão perde força sobre o Sudeste, mas a chuva ganha um pouco mais de intensidade em parte de São Paulo e sul mineiro, por conta da aproximação de uma nova frente fria para e principalmente das tradicionais chuvas de verão. Também chove nas demais áreas de Minas Gerais, Rio e metade sul do Espírito Santo, só que em forma de pancadas mais isoladas, mas não isentas de causarem transtornos.

A quarta-feira traz riscos para temporais em todo o estado de São Paulo e do Triângulo até o sul mineiro, pegando também a capital e o oeste do Rio por conta da chegada da frente fria. Devido a esse tempo mais fechado, as temperaturas devem diminuir um pouco com relação aos últimos dias, amenizando o calor.

Centro-Oeste

O tempo fica firme entre o oeste de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso e também no nordeste goiano. Nas demais áreas da região, chove em forma de pancada entre a tarde e a noite, mas sem grandes volumes de chuva. Atenção para o risco de queda de granizo no sul e leste do sul-mato-grossense. Apesar da chuva, o calor predomina em todos os estados e no Distrito Federal.

A aproximação de uma frente fria no Sudeste do país ajuda a organizar bastante umidade e nebulosidade para o Centro-Oeste nesta quarta-feira. Chove em todos os estados da região, mas é no leste de Mato Grosso do Sul e sul e leste de Goiás que estão previstos os temporais e os maiores acumulados de precipitação.

As temperaturas diminuem um pouco mais no sul de Goiás, por conta do tempo fechado. No entanto, no oeste da região, o calor aumenta mais devido aos ventos do quadrante norte, que trazem um ar mais quente. No decorrer dos próximos dias pouca coisa muda no Centro-Oeste. As pancadas mais volumosas seguem ocorrendo principalmente no interior de Goiás e em Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, há chuva isolada e com menor intensidade.

 

Nordeste

A circulação dos ventos nos altos níveis da atmosfera volta a levar pancadas de chuva para grande parte da região. A chuva mais intensa ocorre entre Maranhão e Ceará. Já entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte, a chuva é mais isolada. O tempo fica firme apenas nas demais áreas da Bahia.
Para esta quarta-feira, a chuva continua, só que do oeste da Bahia até o Rio Grande do norte. Mas é no Maranhão que a chuva é mais forte. Já em grande parte da Bahia, Sergipe e Alagoas, o tempo fica mais aberto.

Norte

O tempo continua firme agora só no sudeste do Tocantins, mas no Amazonas e no Acre, a chuva ainda é de grande intensidade. Nas demais áreas, a chuva é mais isolada e o Sol aparece na maior parte do dia, ajudando na permanência do calor.

Na quarta-feira, instabilidades tropicais continuam se espalhando por grande parte dos estados da região. A chuva vem em forma de pancadas e a partir da tarde. Chove ainda forte no oeste do Amazonas e também no Acre, com potencial para transtornos. Faz bastante calor em grande parte da região. A sensação fica mais agradável somente no oeste do Amazonas, por conta do tempo um pouco mais fechado.

 

Informações da Somar Meteorologia

 

Parceiro do site ioeste:irriga-tv

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856