30 nov de 2016
Brasil – Previsão do tempo – Confira como será o clima em dezembro

Chuvas vão ficar abaixo da média no Sul e acima no Sudeste e Centro-Oeste

Em dezembro, o padrão de distribuição de chuva vai ser parecido com o de novembro. As chuvas vão ficar abaixo da média no Sul, mostrando uma diferença bem acentuada com o que aconteceu na safra passada, quando estávamos sob a influência do fenômeno El Niño.

No Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas vão ter volumes acima do normal para o período. No Nordeste e Norte, as chuvas vão ficar dentro das médias climatológicas, o que por si só já é um fator bem mais favorável do que nos últimos três anos, quando as lavouras foram penalizadas com a seca.

Segundo Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, vale salientar que chuva abaixo da média não implica obrigatoriamente em ausência completa, assim como uma previsão de chuva acima da média não quer dizer que choverá o tempo todo.

“Temos observado alternância na distribuição de chuva ao longo das semanas. A diferença é que, quando as frentes frias passarem, elas deverão gerar maior quantidade de chuva no Sudeste e Centro-Oeste, comparado com o Sul, Nordeste e Norte”, diz.

Em função da maior quantidade de nuvens e eventuais ondas de frio, o calor será menos intenso que o normal no Sudeste e Centro-Oeste. No Sul e Norte, espera-se temperatura próxima da média, enquanto que o Nordeste terá calor acima do normal.

Novembro termina com uma distribuição de chuva mais próxima da normalidade com maiores acumulados sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.

Por outro lado, choveu pouco no Sul e na maior parte do Nordeste. A cidade que mais choveu foi Duque de Caxias, RJ com 613 mm, 233% acima do normal. Com relação à temperatura, as mínimas ficaram abaixo do normal no Sul e Centro-Oeste, além do interior de São Paulo, do Espírito Santo e da Bahia.

A máxima também ficou abaixo da média no interior da Região Sul, no Centro-Oeste, em Rondônia e no Pará. Somente entre o norte de Minas Gerais, o Nordeste e o Tocantins, as temperaturas máximas têm sido bem acima da média.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

 

Parceiro do site ioeste:irriga

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856