04 jan de 2017
Brasil – Previsão do tempo – Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentam alerta de granizo

Produtores do RS comemoram enfraquecimento do La Niña, que proporciona pelo menos 15 dias consecutivos com pancadas de chuva

Com o enfraquecimento do La Niña, o cenário mudou para os produtores do Brasil. As janelas de estiagem no Sul do país diminuíram, e os totais previstos de chuva para o Nordeste, também.

“Essa condição da volta da neutralidade dos oceanos acabou favorecendo mais os produtores gaúchos, que, desde o começo do ano, terão chuvas diárias durante toda a primeira quinzena de janeiro”, explica Desirée Brandt, meteorologista da Somar.

Por outro lado, os volumes de chuva previstos para este verão diminuíram no Matopiba. Em fevereiro, as chuvas devem ficar abaixo da média.

Em curto prazo, o alerta da meteorologia está ligado com o potencial para granizo nesta quarta-feira nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Na parte central do Brasil o risco é maior no sul de Mato Grosso e sul de Goiás. Já nas outras duas regiões, podemos registrar granizo em qualquer um dos Estados e as chuvas podem vir acompanhadas de fortes rajadas de vento.

No Nordeste, as chuvas só têm sido intensas em parte do Maranhão. Na cidade de Arame, o acumulado foi de 90 milímetros nas últimas 24 horas.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

 

Parceiro do site ioeste:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856