29 maio de 2017
Brasil – Previsão do tempo – Veja a previsão do tempo para segunda e terça-feira

Confira as condições em todas as regiões brasileiras no começo da semana

Segunda-feira, dia 29

Sul

Na segunda-feira, a chuva não dá trégua ao Sul do Brasil, mas perde força em relação aos dias anteriores. Uma área de baixa pressão atmosférica ainda consegue organizar um corredor de umidade, e até o final do dia forma um sistema frontal no oceano que avança rapidamente para alto-mar. Isso ainda traz chuvas alternadas a períodos de melhoria desde a metade norte gaúcha até o centro e sul do Paraná. Destaque para o litoral e interior catarinense, que recebem os maiores acumulados. Ao mesmo tempo, o tempo fica mais aberto no extremo sul gaúcho e no norte do Paraná. No Rio Grande do Sul, tanto a manhã quanto a tarde ficam com temperaturas mais baixas, e a sensação de frio será sentida especialmente à tarde.

 

Sudeste

 

O tempo fica firme e ensolarado na maior parte do Sudeste, inclusive em São Paulo. No litoral sul paulista, ainda há variação de nebulosidade ao longo do dia. Pela manhã, a temperatura mínima fica baixa em Minas Gerais e não se descarta até mesmo a formação de nevoeiros nos trechos de Serra. A temperatura da tarde sobe mais entre o litoral e a Região Metropolitana de São Paulo, em relação ao dia anterior. Já nas áreas mais ao norte, a tarde será de calor. A umidade relativa do ar segue em queda no interior do Sudeste e condição para queimadas aumenta no norte mineiro.

 

Centro-oeste

 

Na segunda-feira, um corredor de umidade já não atravessa o Centro-Oeste de forma tão efetiva, e as áreas favoráveis à chuva diminuem. A exceção fica por conta do sul do Mato Grosso do Sul, que ainda recebe pancadas de chuva e rajadas de vento no final do dia por causa de instabilidades que atuam no Sul do Brasil e no Paraguai. A novidade é o frio da manhã no Planalto Central, que aumenta por causa da chamada perda radiativa na madrugada, que nada mais é do que a emissão de energia do solo para a atmosfera. Na parte da tarde o sol predomina e a temperatura sobe, amenizando a sensação de frio.

 

Nordeste

 

O tempo segue instável no litoral leste do Nordeste já que áreas de instabilidade em níveis mais baixos da atmosfera ainda persistem desde Natal até Maceió. A novidade é que as chuvas voltam a ganhar força também em Natal. O interior nordestino segue seco, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar próxima aos níveis críticos, algo que favorece o aumento do número de queimadas.

Norte

Na segunda-feira, chuva mais pesada é esperada para Roraima e Amazonas. Em Boa Vista, há condição para temporais. No Amapá, apenas a faixa norte é que tem condição para chuva mais pesada. No Tocantins, o tempo fica mais firme e quente. Em outras áreas da região Norte, instabilidades provocam chuvas mais isoladas e de baixo acumulado.

 

Terça-feira, dia 30

Sul

 

Novas instabilidades no Sul do Brasil aumentam novamente a condição de chuva entre o Rio Grande do Sul e a metade sul do estado paranaense. Tem risco para temporais, com chuva volumosa e transtornos como deslizamentos de encostas e elevação do nível dos rios o oeste e no noroeste gaúchos, em todo estado catarinense e nas áreas de divisa deste estado com o Paraná, além das praias paranaenses. Tempo firme e temperaturas elevadas no norte do Paraná. Já no leste e no sul do Rio Grande do Sul não chove, mas a sensação é de frio, por causa de um sistema de alta pressão no Uruguai.

 

Sudeste

 

A terça-feira é mais um dia de tempo firme no Sudeste do Brasil por causa de um sistema de alta pressão em altos níveis da atmosfera, que predomina pelo interior da Região. Apenas no sul do estado de São Paulo é que que tem um pouco mais de nebulosidade e pode chover de forma fraca e isolada na durante a tarde e à noite. Na parte da tarde as temperaturas ficam elevadas em todos os estados, com destaque para o norte de Minas Gerais, onde serão registrados os maiores valores de temperatura máxima e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia.

 

Centro-oeste

 

Tempo firme em parte do Centro-Oeste. Apenas no oeste do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso é que tem um pouco mais de umidade e tem condição para formação de nuvens carregadas ao longo do dia. Mesmo assim, a chuva que ocorrer é isolada e de fraca intensidade, mas as pancadas podem ser acompanhadas por descargas elétricas. Nas outras áreas da região a sensação é de calor na parte da tarde e o tempo segue seco.

 

Nordeste

 

O interior do Nordeste segue com tempo seco nesta terça-feira. As temperaturas ficam elevadas na parte da tarde e a sensação é de tempo bastante abafado. Já nas áreas do litoral nordestino ainda tem nebulosidade e condição para chuva ao longo do dia. São esperados acumulados significativos na faixa norte da Região. Já na faixa leste, a chuva perde intensidade, mas ainda são esperadas pancadas a qualquer hora do dia.

 

Norte

 

Na terça-feira o tempo fica firme no Tocantins e no sudeste do Pará. Nas demais áreas do Norte, as nuvens carregadas se formam ao longo do dia e provocam pancadas de chuva a qualquer momento, com acumulados um pouco mais elevados no interior do Amazonas e no Acre. Mesmo com chuva, a sensação é de tempo abafado.

Com informações da Somar Meteorologia

 

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856