04 jul de 2019
Brasil – Tempo – Paraná enfrenta chuva, ventania e geada nesta quinta

As rajadas podem chegar a 70 km/h e prejudicar lavouras

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

Parte do leste de Santa Catarina recebeu 169 milímetros de chuva em apenas 24 horas, volume que representa 63% acima do normal do esperado para todo o mês de julho. Essa chuva está a caminho do Paraná e pode vir acompanhada por rajadas de vento de 70 km/h. Na quinta-feira, dia 4, pode chover no estado a qualquer hora do dia.

Enquanto isso, a geada se espalha pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina. A maior parte dos dois estados, além do sul do Paraná, amanhece com termômetros em torno de 0 ºC. A temperatura deve ficar negativa na Serra gaúcha e vale lembrar que, para formação de geada, é necessária a condição de tempo firme e temperatura abaixo de 4°C na medição do termômetro.

Para o Paraná, a geada chega de forma mais ampla no sábado, dia 6. A combinação de umidade seguida de baixas temperaturas pode provocar estragos mais severos em lavouras que ainda vão ser colhidas, nas pastagens e no preparo para a instalação das lavouras de inverno. “Tudo que a gente molha antes congela mais rápido e o risco é grande neste fim de semana, que pode ser o mais gelado dos últimos seis anos em diversas cidades do Centro-Sul do Brasil”, alerta Heloísa Pereira, da Somar Meteorologia.

 

Fonte: Canal Rural

 

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856