09 jun de 2015
Ioeste Dica de Saúde – Você não vai mais conseguir vestir roupas novas antes de lavá-las após saber destas informações dadas por uma dermatologista!

Muitas vezes, ao comprar roupas novas, as pessoas simplesmente tiram as etiquetas e as usam imediatamente. Porém, é importante saber que a prática não é recomendada por questões de higiene.

De acordo com Donald Belsito, professor de dermatologia na Columbia University Medical Center, em Nova York, com especialidade em dermatite de contato, às vezes é necessário lavar a roupa nova, até mesmo mais de uma vez antes de usá-la.Devido a diferentes leis que variam entre os países, sobre os níveis autorizados de produtos químicos nos tecidos, sua roupa pode ser movimentada ao redor do globo levando várias substâncias que podem irritar a pele, diz publicação do The Wall Street Journal.

Muitos tecidos sintéticos são feitos a partir de corantes do tipo azo-anilina, que podem causar uma reação cutânea grave caso alguém seja alérgico a ela, e uma reação menos intensa, mas ainda assim irritante, causando manchas e pele ressecada.

Pode demorar mais de uma lavagem para higienizar o corante, caso contrário, causará coceira e manchas vermelhas “especialmente perto das áreas onde há atrito ou transpiração, como a cintura, pescoço, coxas e em torno das axilas“, disse Belsito.

Se você é realmente alérgico a esses corantes, o especialista diz que é preciso evitá-los completamente, mesmo após várias lavagens.

Outra irritação poderia ser resultado de resinas de formaldeído usadas, principalmente, para reduzir os riscos dos tecidos adquirirem mofo. Estas resinas podem causar duas formas de eczema – dermatite alérgica de contato e dermatite irritativa de contato – com sintomas como pele escamosa e erupções cutâneas.

Também não é possível saber quem já tocou naquela roupa ou a experimentou nos provadores das lojas, tornando possível que germes e outras criaturas estejam escondidas no tecido. “Tenho visto muitos casos de piolhos que foram possivelmente transmitidos em provadores de lojas, pelas peças de roupas, e há certas doenças infecciosas que podem ser transmitidas por elas” diz Belsito, observando que a sarna também podem estar presente nas roupas.

O conselho do Dr. Belsito é lavar todas as roupas novas, pelo menos uma vez, não importando o tipo de tecido. “Em termos de higiene, é uma coisa muito importante a se fazer“, diz ele.

 

Com informações do Jornal Ciência e Ioeste

 

 

Oferecimento:10419436_692378134222589_8058599049440492589_n

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856