08 ago de 2015
Oeste – BRASIL CENTRAL – Governadores se encontram para elaborar estratégias de desenvolvimento

Seis governadores da região Central do Brasil – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal – reuniram nesta sexta-feira em Cuiabá, em torno do Fórum de Governadores do Brasil Central.

Governadores estiveram reunidos em Cuiabá para discutirem estratégias e governo

O objetivo foi elaborar um planejamento estratégico com base em novas formas de governança, direcionado ao reforço e valorização das potencialidades do Centro-Oeste, visando o crescimento sustentável e ordenado da região.

Dentre os instrumentos apresentados para pôr em prática o modelo de desenvolvimento coletivo, os chefes do Executivo assinaram um Acordo de Cooperação. A partir dele, serão criados mecanismos que viabilizem ações e benefícios conjuntos. O documento será a diretriz para delinear as ações, atribuições e benefícios de cada estado. Uma das metas em discussão é a definição de uma agenda comum.

– A finalidade dessa agenda é alavancar a cooperação entre os estados, a sociedade e o capital privado. Por meio do acordo, os estados envolvidos devem formatar o modelo institucional, com o propósito de traçar estratégias de planejamento que promovam o desenvolvimento sustentável da região Brasil Central, pontuou o secretário de Estado do Planejamento do Tocantins, David Torres.

Por meio do Fórum, os governadores defendem propostas para agropecuária, logística, industrialização, educação, que visam, principalmente, o fomento do empreendedorismo da Brasil Central.

– Essa é uma oportunidade ímpar. Estamos discutindo assuntos que nos são comuns, em busca de soluções conjuntas e viáveis, avaliou Marcelo Miranda, destacando a importância da participação do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Roberto Mangabeira Unger.

– Essa união nos fortalece. Deixamos de ser apenas um estado isolado. Acreditamos que desenharemos um novo modelo que outros estados podem adotar”, considerou o governador tocantinense.

Encaminhamentos

Na opinião de Marcelo Miranda, já é possível visualizar algumas ações resultantes do fórum.

– Percebemos avanços nas discussões a cada reunião. Estamos trilhando um caminho promissor e possível de ser concretizado. Estamos mostrando para o Brasil, para o governo federal, quem somos e o que queremos. Estamos discutindo temas pertinentes e relevantes para o nosso desenvolvimento, afirmou.

Pré-agendado para setembro deste ano, o terceiro encontro dos integrantes do fórum será em Palmas, em data a ser definida. Segundo David Torres, a reunião na Capital será de grande relevância.

– Devemos fechar o modelo de gestão e já definir pontos para uma agenda comum a todos os estados, adiantou.

Participantes

Além de Marcelo Miranda, fazem parte do Fórum, os governadores do Mato Grosso, Pedro Taques; de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; de Rondônia, Confúcio Moura. O ministro Mangabeira Unger também reforça o time, juntamente com os secretários de Planejamento dos estados envolvidos.

(Suzana Barros, da Secom-TO – Fotos: Pedro Barbosa)

 

Fonte: Editora Carrado e Ioeste

 

Nosso Parceiro: FB_IMG_1435843875100

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856