10 out de 2016
Oeste – Clima – Chuva deve favorecer lavoura no Centro-Oeste e Matopiba

Diante das condições de neutralidade do oceano, sem a presença do fenômeno La Niña, o cenário climático para a primavera e verão da safra 2016/2017 aponta para  menos chuva para as regiões Sul e Sudeste e para Mato Grosso do Sul e maiores precipitações para Mato Grosso, Goiás e Matopiba(Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Para outubro, a expectativa é que a chuva se espalhe pelo centro do Brasil e os volumes acumulados fiquem acima da média nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, além dos Estados do Paraná, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul.

As precipitações devem ficar abaixo da média no leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Já em novembro, as previsões climáticas indicam possibilidade de chuvas acima da média em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Para dezembro, as simulações apontam tempo mais seco em parte da Região Sul, com destaque para áreas do centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. “Somente no leste e norte do Paraná e no leste de Santa Catarina a chuva ficará acima da média”, adianta Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia.

Por Globo Rural

 

Parceiro do ioeste: santa-rita-novo

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856