01 ago de 2019
Oeste da Bahia – CNA aproxima representações estrangeiras e produtor rural brasileiro

Brasília (31/07/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai promover a aproximação entre representações estrangeiras no País e o produtor rural durante a 6ª edição do programa de intercâmbio AgroBrazil, que começa na próxima segunda (5) na Bahia.

Durante a viagem, que terá duração de quatro dias, a CNA vai mostrar exemplos da sustentabilidade do campo brasileiro com foco na produção de grãos, algodão, frutas, aves e pecuária de corte. O grupo vai visitar propriedades em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, municípios que integram o Oeste Baiano.

 

“O programa é de fundamental importância para que conheçam a sustentabilidade da cadeia produtiva do agro. É o primeiro passo do sistema sindical, através da CNA, de difundir a sustentabilidade da agropecuária brasileira”, afirmou Carminha Gatto Missio, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).

A comitiva será composta por países da África, Europa, Américas do Norte e Central, Oceania e Ásia que têm grande potencial para ampliar a relação comercial com o Brasil.

Em 2018, por exemplo, o agronegócio foi responsável por mais de 80% das exportações brasileiras para Indonésia e Vietnã, e a expectativa brasileira é aumentar as exportações para o continente asiático, principalmente em produtos como grãos, frutas, lácteos e carne bovina.

 

“A abertura do mercado chinês para os produtos lácteos brasileiros foi uma notícia excelente. A China será uma porta de entrada para nossos produtos na Ásia. Além de alavancar nossas exportações para esse mercado, nos aproxima de outros importantes compradores do sudeste asiático, como Tailândia, Indonésia, Malásia e Vietnã”, destacou Lígia Dutra, superintendente de Relações Internacionais da CNA.

“O AgroBrazil também tem sido um importante instrumento para aproximação não apenas da CNA, mas dos próprios produtores rurais, de pessoas e instituições-chave para o desenvolvimento dessa relação mais frutífera com a Ásia”, ressaltou.

 

Uma das visitas da 6ª edição do programa será na empresa de Sementes Oilema, que produz e comercializa sementes e soja em grãos. O grupo vai aprender sobre as tecnologias empregadas na produção, além das diversas variedades da oleaginosa.

“O Oeste baiano se destaca pela alta tecnologia empregada e pelos excelentes índices de produtividade”, afirmou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Cícero Teixeira. “Será importante eles conhecerem a agricultura e as boas práticas agrícolas da região, como fator de abertura de novos mercados para a produção agropecuária local.”

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

 

Oferecimento:

 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856