09 dez de 2015
Oeste – Fórum discute a implantação de Parque Tecnológico no Oeste da Bahia

O projeto está em fase de discussão entre o poder público estadual, universidades, empresários e prefeituras

Hoje às 13:00 – Por: Luciane Souza

Barreiras – Com o intuito de discutir a implantação de um Parque Tecnológico no Oeste da Bahia, o Sebrae e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) realizaram nesta terça-feira, 8, em Barreiras, o Fórum Startup. O evento foi gratuito e reuniu 60 participantes no auditório do Campus Reitor Edgard Santos, da Ufob.

O projeto está em fase de discussão entre o poder público estadual, universidades, empresários e prefeituras. Para o coordenador do evento e professor da Ufob, Erick Rojas, este será um importante passo rumo ao desenvolvimento de produtos e processos para criar na região um ecossistema de inovação. “Os parques tecnológicos são ambientes de inovação implantados para dinamizar economias regionais e nacionais. Trata-se de uma organização gerenciada por profissionais especializados, com o objetivo fundamental de incrementar a riqueza de sua comunidade, promovendo a cultura da inovação e a competitividade das empresas e instituições geradoras de conhecimento instaladas no parque ou associadas a ele”, explicou.

A estudante do curso de Administração da Ufob, Anne Carolina Rocha, destacou a oportunidade de discutir sobre como as instituições do Oeste da Bahia podem construir um projeto de inovação duradouro e viável. “O Parque Tecnológico é um importante impulsionador de desenvolvimento para nossa região”, disse.

O evento contou com uma mesa-redonda onde estiveram os debatedores Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae Barreiras, Almir Vieira, assessor de Políticas Nacionais e Internacionais da Ufob, Danilo Gusmão, professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Erick Rojas, Moisés Schmidt, agricultor associado da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barreiras, Paê Barbosa, vice-prefeito de Barreiras, e Carlos Henrique, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras.

De acordo com Emerson Cardoso, o evento teve como objetivo fomentar a cultura empreendedora e despertar na comunidade acadêmica o interesse pelo mundo dos negócios. “Essa iniciativa foi apenas o primeiro passo para desenvolvermos empreendimentos na nossa região com base tecnológica. Foi muito oportuno discutir sobre os novos rumos da inovação e os seus impactos na economia local”, pontuou.

Também integrou a programação do fórum o lançamento do projeto Quitandeiros da Estação de Inovação da universidade. A iniciativa dará suporte de gestão no desenvolvimento de produtos aos participantes do curso de empreendedorismo “Bota pra Fazer”, realizado em parceria com a Endeavor Brasil.

O evento foi realizado pelo Sebrae e Ufob e teve como parceiros a Aiba, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Uneb, Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL), Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Prefeitura Municipal e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

 

Nosso Parceiro:Banner Natal Presente

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856