30 jun de 2015
Oeste – LIVRES – Dois estados do Matopiba vão poder exportar carnes para os americanos
Ministra Kátia Abreu se reúne com autoridades norte-americanas: carne brasileira com passe livre (Foto: MAPA)

Dois estados do Matopiba estão entre as 14 unidades da Federação brasileira liberados para exportar carne in natura para os Estados Unidos. São eles Bahia e Tocantins. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu, após reunião no Departamento de Agricultura dos Estados.

Os demais estados, além do Distrito Federal, são Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Sergipe. Todos estes 13 estados e o DF são livres da febre aftosa com vacinação.

Isto acontece após 15 anos de embargo daquele país à carne bovina brasileira.

De acordo com Kátia Abreu, a liberação do mercado americana “é o resultado de mais uma articulação da presidente Dilma Rousseff na firme decisão de colocar seu peso político para que o governo  Barack Obama liberasse a entrada de carne bovina in natura do Brasil no mercado norte-americano”.

A Ministra espera que em cinco anos o Brasil esteja exportando 100 mil toneladas de carne bovina para os Estados Unidos. Ainda de acordo com ela, a abertura do mercado ao produto brasileiro é uma sinalização importante para o setor agropecuário do Brasil. “É como ter uma senha para o acesso a outros mercados”, disse a Ministra, referindo-se a este acontecimento.

Kátia Abreu avalia também que depois de 15 anos, o anúncio da decisão dos Estados Unidos de abrir seu mercado doméstico à carne bovina in natura tem efeito disseminador da qualidade da carne brasileira. “É o céu que se ilumina”, disse Kátia Abreu, confiante de que nos próximos seis meses o Brasil abrirá novos mercados para a sua produção bovina.

JBS APLAUDE

Após sair da reunião da presidente Dilma com empresários brasileiros em Nova Yorque, neste domingo, 28, o presidente da JBS, Wesley Batista, disse que esta abertura norte-americana é “espetacular”. Ele disse ainda que citou em sua fala para a Presidente que “é um marco histórico para a pecuária brasileira acessar os Estados Unidos. São um dos maiores exportadores de carne do mundo”, disse.

Ele justificou a dimensão desta abertura: “O Brasil exporta 2 milhões e pouco de toneladas de carne, enquanto os Estados Unidos importam 1 milhão”, frisou.

A exemplo da ministra Kátia Abreu, Wesley Batista que com a abertura dos Estados Unidos, outros países como o Japão podem se abrir para o Brasil.

Com informações do Mapa e assessoria JBS) e Ioeste

 

Oferecimento:LABORATÓRIO SANTA RITA

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856