Oeste da Bahia – Abapa – Curso da Abapa reforça descarte correto de resíduos agrícolas
Com o avanço da aviação agrícola no oeste baiano, essencial para o manejo fitossanitário das lavouras, cresce também a responsabilidade de promover o descarte correto de resíduos líquidos — as chamadas caldas — dos defensivos utilizados nas pulverizações. Atenta a essa necessidade e à legislação ambiental, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), por meio de seu Centro de Treinamento (CT), promoveu no dia 5 de maio, um curso sobre Padronização de Pátio de Descontaminação, voltado para 16 profissionais que atuam diretamente nessa frente no campo.
A capacitação, conduzida pelo engenheiro agrônomo Wallyson dos Santos Nunes, teve carga horária de oito horas, sendo metade dedicada à teoria e a outra metade aplicada em uma fazenda parceira, em condições reais de operação. O objetivo foi demonstrar o descarte adequado dos resíduos líquidos dos defensivos agrícolas, em conformidade com a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), uma vez que a prática é considerada crime ambiental inafiançável, conforme o Decreto nº 3.179 de 21 de setembro de 1999.
“O correto tratamento dessas caldas é essencial não apenas para atender à legislação, mas, principalmente, para evitar a contaminação do solo e do lençol freático, contribuindo com a preservação ambiental como um todo”, afirma o instrutor. Segundo ele, o Brasil é hoje o primeiro país do mundo a desenvolver uma instrução normativa específica para o controle de resíduos líquidos de defensivos e também o pioneiro no uso de tecnologias que evitam danos ao meio ambiente.
O curso foi direcionado a gerentes de fazenda, técnicos de segurança, pilotos de aeronaves agrícolas e colaboradores responsáveis pela preparação das caldas para aplicação aérea. Durante o treinamento, os participantes foram orientados sobre os critérios técnicos e estruturais exigidos para a construção dos pátios, que devem contar com piso de concreto sem rachaduras (com dimensão superior ao tamanho da aeronave), sistema de reservatório de decantação, conjunto de ozonização e reservatório de contenção e evaporação.
Para entender mais sobre o tema, os produtores associados da Abapa poderão entrar em contato com o Centro de Treinamento da entidade para agendar uma reunião ou visita técnica.