21 abr de 2017
Brasil – Agricultura – Atributos de solo e desempenho vegetativo de plantas de cobertura em Sistema Plantio Direto

O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho vegetativo, a liberação de macronutrientes e atributos de fertilidade do solo para quatro plantas de cobertura.

Autores: Cristiane F. Gris1, Guilherme H. B. Cardoso¹, Rodrigo O. Camilo1, Gabriel R. Fernandes1, João Victor de P. Freiria1

endpd
Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores
A adoção de SPD constitui investimento na preservação dos recursos naturais e reflete na construção da fertilidade do solo ao longo dos anos. Práticas que conservam e introduzem MOS são fundamentais para preservar as características químicas e físicas do solo.

O objetivo foi avaliar a capacidade de ciclagem de nutrientes para a construção do perfil dos adubos verdes em SPD. Cada parcela foi constituída de vinte linhas de 10 m de comprimento x 4 m de largura, espaçadas de 0,65 m. Os tratamentos foram sorgo; crotalária; sorgo+crotalária; testemunha (pousio).

O experimento foi realizado no DIC com cinco repetições e as avaliações realizadas quando as plantas atingiram 50% de floração. A área com crotalária apresentou aumento no solo de Fe, Al, H+Al, MOS e Zn e redução de pH, S e K.

A área com sorgo apresentou redução de Ca, K, S e Mn. A área com sorgo+crotalária apresentou aumento de P, MOS e Zn e redução de K, S, B, Cu. O K e o S foram os nutrientes que apresentaram maior redução no solo, enquanto que P e MOS o maior incremento. O uso do consórcio sorgo+crotalária é uma alternativa viável para a ciclagem de nutrientes e incorporação da MOS no SPD.

Palavras-chave: integração de sistemas, adubos verdes, manejo do solo.

Órgão Financiador: Funadesp – Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular.

Informações dos autores:

1Ifsuldeminas Câmpus Muzambinho, Estrada de Muzambinho, Km 35, Morro Preto, CEP 37890-000, Muzambinho, MG

Disponível em: Anais 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. Palha, Ambiente e Renda. Santo Antônio de Goiás, GO. 2016.

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856