30 ago de 2017
Brasil – Agropecuária – Consumidor tem visão distorcida da indústria, diz executivo da JBS

Tomazoni diz existir percepção errada sobre as empresas nas questões de sustentabilidade e bem-estar animal

O presidente global de operações da JBS, Gilberto Tomazoni, disse existir uma lacuna entre a percepção do consumidor sobre a indústria e a realidade no que se refere a questões de sustentabilidade e bem-estar animal. Em discurso no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), Tomazoni comparou a percepção de consumidores e de ativistas sobre a indústria de alimentos e o que, segundo ele, é a indústria de fato.

 

“A percepção do consumidor é a de que a agricultura é feita por grandes produtores, mas quando olhamos a cadeia vemos mais de 130 mil pequenos produtores”, disse o executivo. “Como é que está sendo formada essa percepção? Ele (o consumidor) vai buscar informações e está buscando em ativistas e outras ONGS.” O executivo citou o documentário “Food, INC.”, que faz críticas à indústria de alimentos.

 

De acordo com ele, a JBS está investindo em comunicação e transparência para mostrar seus processos de produção. Além disso, está assumindo compromissos públicos como o anunciado na semana passada, de só comprar ovos – utilizados como ingredientes em seus produtos – provenientes de galinhas criadas livres de gaiolas.

Até 2020, os produtos fabricados pela JBS não farão mais uso de ovos provenientes de animais confinados. “Queremos subir a barra e ser referência em sanidade; queremos trazer o que há de melhor nesse setor”, disse sobre a contratação de Alfred Almanza pela JBS.

 

O executivo passou quase 40 anos no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) e assumiu agora a posição de diretor global de segurança dos alimentos e garantia da qualidade, da empresa. “O grande desafio é fechar essa lacuna e temos plena consciência de que estamos só começando”, disse Tomazoni.

 

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
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