20 fev de 2018
Brasil – Agricultura – Começa nesta quarta-feira em Concórdia o Tecnoeste 2018 e também o Fórum Mais Milho do Canal Rural

Começa nesta quarta-feira em Concórdia o Show Tecnológico do Oeste Catarinense – TECNOESTE, organizado pela Copérdia e pela Escola Agrícola do Instituto Federal Catarinense, Campus de Concórdia. A solenidade de abertura com a presença de autoridades e lideranças será às 10 horas da manhã, junto ao parque no Colégio Agrícola de Concórdia, no distrito de Santo Antonio. A TVCOOP/SC vai transmitir ao vivo a solenidade de abertura, a partir das 9h30.

 

Já à tarde a partir 13h30 começa o Fórum Mais Milho, edição 2018, promovido pelo Canal Rural. O canal vai transmitir ao vivo a partir das 14 horas.

A Fecoagro também terá reunião às 8h30, nesta quarta-feira em Concórdia. Os Conselhos de Administração e Fiscal, integrados por dirigentes das 11 cooperativas que fazem parte da Federação se reunirão na sala de reuniões do stande institucional da Copérdia, no Parque Tecnológico do Tecnoeste para a reunião ordinária que tratará dos assuntos rotineiros da Federação. Participam dos Conselhos da Fecoagro, presidentes e dirigentes de todas as 11 associadas.

 

Fórum Mais Milho

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) estão apoiando a realização do Fórum Mais Milho em SC, que o Canal Rural realizará dia 21 próximo, a partir das 13h30, no auditório do Instituto Federal Catarinense, em Concórdia.

 

O presidente da Faesc José Zeferino Pedrozo está recomendando aos Sindicatos Rurais e seus produtores para que participem do Fórum Mais Milho e, para tanto, devem fazer suas inscrições grátis pelo site do Canal Rural.

 

O programa TVCOOP/SC entrevista com Dolmar Frizon, que irá ao ar nesta terça-feira às 14h, pela TV COOP, vai apresentar entrevista com o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, e com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca Moacir Sopelsa, e com o diretor executivo do Sindicarne, Ricardo de Gôuvea que falaram sobre a promoção e a importância do evento em SC.

 

José Zeferino Pedrozo conclamou aos agricultores para que participem do Fórum:

Nós da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e do SENAR, que somos parceiros desde a primeira edição deste Fórum do Milho, queremos fazer um chamamento muito sincero e de interesse dos nossos produtores para que compareçam a este evento na cidade de Concórdia, para estimularem uma atividade tão importante para o nosso Estado. Também terão a oportunidade ímpar de colocar ideias, opiniões, para que Santa Catarina aumente a produção de milho e não fique como está atualmente, e que promete ser mais grave no próximo ano dependendo de ir buscar milho em outros Estados. Levar a nossa riqueza, pagar ICMS lá em outro Estado.

 

Fica então o convite da Federação da Agricultura e também do SENAR de SC para que você prezado produtor catarinense compareça em Concórdia no dia 21, às 13h30. Sua participação é muito importante”.

 

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca Moacir Sopelsa, que está apoiando a realização do Fórum Mais Milho de Concórdia, também conclamou aos agricultores para que se inscrevam através do site do Canal Rural para participarem do evento da próxima quarta-feira, que é muito importante para o agronegócio de SC:

“Sem dúvida nenhuma uma importância muito grande. Primeiro o evento da Tecnoeste que se consolida cada ano que passa realizado pela Copérdia em Concórdia. Em segundo o Canal Rural que vai estar transmitindo o Fórum do Milho onde poderemos discutir situações importantíssimas para Santa Catarina, além da nossa produção, da valorização da nossa produção, também a infraestrutura e a segurança do abastecimento de milho daquilo que Santa Catarina não produz para o consumo.

 

Então, é bom que os técnicos participem, que as cooperativas participem, que as indústrias participem, mas especialmente o nosso produtor. Queremos deixar aqui um convite e a importância de estar presente no dia 21, às 13h30, no Instituto Federal Catarinense em Concórdia para participar do Fórum Mais Milho. É importantíssima a participação de todos. Nós nos envolvemos pensando na importância da produção de milho em Santa  Catarina e a consolidação da produção de suínos, da produção de aves e da produção de leite” .

 

O Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina (SINDICARNE) e a Associação Catarinense de Avicultores (ACAV) também estão apoiando a realização do Fórum Mais Milho em SC.

 

As agroindústrias são as principais consumidoras de milho, e têm interesse na oferta do produto para aumentar a produtividade em SC, para diminuir a dependência de trazer milho de outros Estados e até de outros países.

 

O diretor executivo do SINDICARNE é pessimista quanto à autossuficiência em SC, mas reconhece que há condições de reduzir a dependência com o aumento da produtividade.

 

“Acho que o Fórum é o grande momento que nós podemos estar discutindo e tratando de como Santa Catarina pode ser abastecida de milho uma vez que aqui estão as maiores agroindústrias e a maior produção de proteína animal do Brasil. Santa Catarina pode melhorar muito em produtividade,  mas dificilmente vai chegar à autossuficiência da produção de milho.

 

Nós temos hoje uma carência de quase 4 milhões, de 3,5 a 4 milhões, é a produção quase do Paraguai todo, então para chegar a esta produção com uma autossuficiência é muito difícil. Precisamos sim buscar outras alternativas de um País  que é um dos grandes produtores de milho, não dá para dizer que no próprio Brasil vai faltar milho. Temos que viabilizar uma forma, talvez a longo prazo, de trazer a um custo mais barato o milho do Centro-Oeste através de via férrea ou de outra forma”.

Fonte: Fecoagro/SC

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856