Como parte dos preparativos do II Workshop de Piscicultura de Barreiras, que será realizado dentro da programação da Páscoa no Parque 2019, a Secretaria Municipal de Agricultura reuniu na manhã dessa quarta-feira, 13, os representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (COODEVASF), Distrito de Irrigação São Desidério/Barreiras Sul (DISB) e a Cooperativa dos Piscicultores de Barreiras (COOPEIXE), com objetivo de discutir estratégias referentes o licenciamento ambiental das propriedades piscicultoras do município.
Em Barreiras, a piscicultura tem se tornado uma atividade com grande potencial de crescimento, com melhorias de manejo e insumos na produção de peixes, além do aumento no consumo em toda região. Com a meta de assessorar e dar suporte aos produtores, as secretarias municipais de Agricultura e Tecnologia e de Meio Ambiente e Turismo, estão atuando em parceria para legalizar a atividade, disponibilizando equipe técnica especializada para o licenciamento ambiental das propriedades rurais que tem a piscicultura como principal fonte de produção.
Segundo o secretário de meio ambiente e turismo, Demósthenes Júnior, além do licenciamento ambiental ser obrigatório, a obtenção da licença é requisito para facilitar o acesso ao crédito junto as instituições financeiras, certificação de produtos para a venda no mercado interno e para o exterior.
“O licenciamento ambiental é obrigatório, e é um documento exigido para liberação de linhas de crédito para piscicultura, e além de tudo isso, serve para o correto gerenciamento dos recursos naturais, sendo um relevante instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente na busca do desenvolvimento sustentável, disse o secretário.
O secretário de agricultura, José Marques, afirmou que a estratégia definida pelas duas secretarias para promover o licenciamento ambiental, advém do I Workshop realizado no ano passado.
“Nas palestras do I Workshop de Piscicultura apresentamos aos piscicultores locais, a importância de obter o licenciamento ambiental, conciliando o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente, e consequentemente abrindo as portas para outros mercados, porque teremos um produto com origem registrada legalmente. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente vamos fornecer esse documento aos piscicultores, e contamos nessa etapa com os nossos técnicos capacitados, os engenheiros agrônomos e especialistas ambientais, que estarão nas propriedades dando total suporte”, salientou o secretário José Marques.
Os piscicultores que ainda não possuem o Licenciamento Ambiental devem procurar a Secretaria de Agricultura, que fica localizada no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha e solicitar a visita técnica.
Mais informações pelo telefone (77) 3613-9575 ou e-mail: [email protected].
Fonte: Ascom prefeitura de Barreiras