O público da capital baiana, que visita o Bahia Rural Contemporânea – VIII Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (FEBAFES), tem a possibilidade de conhecer a diversidade dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, em uma vila do interior baiano, distribuída em Armazéns da Agricultura Familiar, instalada no Pavilhão de Feiras do Parque de Exposições de Salvador. A ação, que iniciou neste sábado (25), e é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), acontece em paralelo à 30ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).
O maior evento de valorização e comercialização da agricultura familiar, economia solidária e reforma agrária do país, segue até o próximo domingo, dia 03 de dezembro, e teve a abertura oficial nesse sábado (26), com a visita da comitiva que contou com a presença do vice-governador e secretário da Secretaria de Planejamento (Seplan), João Leão e dos secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues e da Agricultura (Seagri), Vitor Bonfim e dos gestores das unidades da SDR.
A feira, que acontece em uma área de aproximadamente 11 mil metros quadrados, conta com a participação de 270 expositores, entre cooperativas, associações e organizações sociais e trazem, entre os 1.500 produtos, o Azeite de Licuri; Iogurte de Umbu e Licuri; Queijos e Doces de Leite de Cabra; Mel; Geleias, Doces e Compotas de frutas da caatinga, como o umbu e maracujá do mato; Chocolates gourmets; Cafés finos; Licuri Caramelizado; Barrinhas de Cereais com sabores exóticos; Néctar de frutas; Licores; Cachaças e a Cerveja de Umbu, além de uma variedade do artesanatos produzidos por Quilombolas, Indígenas e outros artesãos baianos.
Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), observou que, a cada ano, vem percebendo o crescimento da feira, da quantidade de expositores e de produtos, com a inovação de organizar os empreendimentos em territórios, que teve o objetivo de aumentar o entrosamento entre eles: “O resultado é ter uma maior diversidade de produtos, com alguns que ainda precisam melhorar rótulo, marca e embalagem. Esse esforço começa aqui e continua lá no território, então o que nós queremos com essa ação é que depois de divulgarem os produtos, os empreendimentos possam, no retorno, organizar essa rede de comercialização, para que ela possa funcionar lá e na feira do próximo ano”.
De acordo com o vice-presidente da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Coopirecê), Jonatas Fernandes, a cooperativa, que já participa da FEBAFES desde a primeira edição, tem nesse evento uma grande oportunidade de negócios e de trazer para o público da capital baiana a importância do consumo de alimentos saudáveis. Ele conta que a cooperativa está em busca da certificação de produção de orgânicos: “Nós trabalhamos com milho não transgênico e incentivamos o consumo desses alimentos. Para nós é uma imensa alegria estar participando da feira, que está bem organizada e esperamos que, a cada dia mais a gente possa realizar o nosso sonho e fazer os nossos negócios”.
A cirurgiã-dentista, Ana Paula Lima, que visitou a feira nesse domingo, destacou que todos os anos visita o evento e destacou a organização dessa edição: “Todos os anos eu venho e sempre compro uma lembrancinha na feira. Eu sempre gostei do mundo rural e quando eu era pequena sempre passeava na roça ou fazenda, depois que cresci, estudando e trabalhando, o contato que eu tinha era na Fenagro, então eu sempre venho para me comunicar esse mundo rural”.
O Bahia Rural Contemporânea abriga ainda uma série de outros eventos e atrações como a Cozinha Show Comida do Lugar, que terá a participação de renomados chefs de cozinha da Bahia, preparando pratos com produtos da agricultura familiar; a Feira Tecnológica, com a amostra de um conjunto de tecnologias voltadas para produção, agroindustrialização, comercialização, pesquisa e inovação; cursos, palestras, oficinas e seminários, com uma extensa programação e temas voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, reforma agrária, empreendedorismo e gestão de empreendimentos e políticas públicas para os municípios baianos. Os visitantes poderão conferir ainda os diversos pratos típicos do interior baiano na praça gastronômica e uma agenda de shows, além da comercialização nos armazéns.
Fonte: Ascom SDR