25 set de 2019
Bahia – Agricultura – Bahia é o oitavo maior produtor de plantas e flores ornamentais do Brasil

A primavera chegou na segunda-feira (23) no Hemisfério Sul e, até dezembro, nossos dias vão amanhecer mais coloridos. Embora nosso estado seja responsável por apenas 2% da produção de flores e plantas ornamentais no Brasil, o volume é suficiente para nos colocar em oitava posição no ranking nacional de produção, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Flores (Ibraflor).

 

A cidade de Maracás, de acordo com o último censo agropecuário do IBGE, concentra o maior número de produtores trabalhando no setor. Das 361 pessoas que declararam ao Instituto vender flores no estado, 41 delas eram da cidade. Em seguida, vem a cidade de Morro do Chapéu com 25 estabelecimentos. No estado, o mercado chega a movimentar R$ 216 milhões por ano, gerando 10 mil empregos diretos.

 

O assessor técnico, Eduardo Caldas, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), afirmou, durante uma mesa redonda para discutir o setor na semana passada, em Brasília, que a floricultura no Brasil apresenta potencial para conquistar o mercado exterior.

 

“O setor de floricultura é muito pujante no Brasil, mas precisamos ter uma integração maior entre os produtores e as formas de distribuição, que devem ser muito bem ajustadas. Também é necessário melhorar o entendimento dos mercados externos e fazer um planejamento estratégico para identificar as variedades de flores mais valorizadas lá fora”, disse Caldas.

 

Fonte: Sistema Faeb/Senar com informações da CNA

 

Oferecimento:

 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856