O Centro de Excelência em Fruticultura, do Sistema CNA/Senar, completa um ano de atividade na região do Vale do São Francisco, fortalecendo a produção brasileira com formação técnica e qualificação profissional. Atualmente, dois cursos técnicos de nível médio estão em andamento: Técnico em Fruticultura (modalidade presencial) e o de Agronegócio (Educação à Distância – EaD), além do Programa Jovem Aprendiz, que capacita jovens para o setor, unindo prática e teoria.
“Nesse primeiro ano de atuação tivemos 196 estudantes matriculados no Curso de Fruticultura, 60 no curso de Agronegócio e 83 estudantes/trabalhadores em aprendizagem pelo Programa Jovem Aprendiz. Números que mostram o ótimo desempenho neste primeiro ano de atividade e que nos animam para aumentar ainda mais a nossa oferta de vagas em uma região tão produtiva”, explica a diretora do Centro de Excelência, Mônica Ishikawa.
Além da formação técnica de nível médio, o Centro de Excelência em Fruticultura tem realizado eventos para produtores e trabalhadores rurais, engenheiros agrônomos e ambientais, técnicos agrícolas de diversos segmentos e demais profissionais interessados no agronegócio da fruticultura, potencializando e participando ativamente do desenvolvimento da região e de todas as unidades federativas produtoras de frutas. Além disso, foram realizadas diversas parcerias com instituições de ensino e pesquisa como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Institutos Federais, Embrapa, Sebrae, Sesi, empresas privadas, Sindicatos Rurais e produtores. O Centro também foi palco da programação técnica de palestras da Fenragri – Feira Nacional da Agricultura Irrigada – maior evento da agricultura irrigada da América Latina.
O Centro
O Centro conta com mais de 2.500 m² distribuídos em oito pavilhões, divididos em salas de aula, laboratórios práticos, salas de informática, auditórios, pavilhão multiuso e outros espaços. Todos modernos e climatizados. As salas são modulares e flexíveis. A responsabilidade social também foi pensada para todo o projeto, com acessibilidade garantida: piso tátil e banheiros adaptados em todo o Centro.
Vale do São Francisco
O Vale do São Francisco foi escolhido para abrigar o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAR vocacionado para Fruticultura, o primeiro implementado pelo Sistema CNA/SENAR no Brasil, por ser o maior polo de fruticultura nacional, responsável por gerar 240 mil empregos diretos no campo, e por produzir 98% da uva e 90% da manga exportada pelo país. O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas, atrás apenas da Índia e da China. Apenas em 2016, a produção nacional foi de 43 milhões de toneladas. O setor emprega 16% da mão de obra do agronegócio brasileiro. O objetivo do Centro é produzir conhecimento para potencializar ainda mais a produção brasileira de frutas, que já é referência no mercado internacional.
Fonte: Ascom Sistema FAEB