10 jan de 2018
Bahia – Agricultura Familiar – Agricultura familiar do semiárido baiano é destaque em programa do Governo do Estado

O governador Rui Costa recebeu, nesta terça-feira (9), no programa Papo Correria, veiculado em sua página oficial no Facebook, a presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Denise Cardoso, que apresentou alguns dos produtos da agroindústria de frutos, ampliada recentemente com investimentos do Governo do Estado, por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada á Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

“Estou muito orgulhoso de vocês e o povo da Bahia tem um orgulho enorme desse trabalho, nós estamos transformando, graças a Deus, com a raça, determinação, coragem, criatividade e competência do nosso povo, que gosta de trabalhar, os nossos produtos, cada vez mais em produtos com alto padrão e alto valor agregado que vão alcançando o mundo inteiro”.

O governador Rui Costa falou do orgulho de ver uma filha de agricultor que cultivava umbu, formada e atuando como presidente de uma cooperativa que fabrica produtos de qualidade: “Essa é a nossa gente, é a nossa Bahia. É evidente que é bom vender o umbu in natura, bom para a gente consumir, fazer o suco, mas se a gente quer comercializar para outros centros urbanos, para o resto do mundo, nós temos que garantir o beneficiamento, garantir esse alto padrão de qualidade para que os produtos acessem vários mercados do mundo”.

A presidente da Coopercuc, Denise Cardoso, destacou a importância das ações realizadas pelo governo estadual: “Os investimentos realizados pelo Governo da Bahia impactam na melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares em todos os sentidos, não só pelo fato de gerarem trabalho e renda para as famílias, mas também na formação dos agricultores e acesso deles a políticas públicas”.

Só nos últimos dois anos, por meio do Pró-Semiárido, foram investidos quase R$ 4 milhões na construção da unidade agroindustrial polivalente para o beneficiamento de frutas da agricultura familiar na região semiárida baiana. Com a implantação da agroindústria, a produção que era de 200 toneladas ao ano, teve a capacidade ampliada para 800 toneladas/ano.

A Coopercuc possui atualmente 271 cooperados sendo beneficiados diretamente com as ações, mas, indiretamente, são mais duas mil famílias sendo atendidas com os serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER), além das inúmeras famílias envolvidas na coleta das frutas e na comercialização dos produtos.

Novos mercados
Apesar de serem comercializados em maior quantidade na Bahia, os produtos da Coopercuc já podem ser encontrados em quase todos os estados do Nordeste, a exemplo de Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, além de Minas Gerais, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Os produtos já chegaram a outros países, por meio da participação em feiras e exposições internacionais, a exemplo do Terra Madre, evento realizado na Itália. A cooperativa está em fase de negociação com empresas da Alemanha, para a comercialização de polpas de frutas.

Desde 2011, a cooperativa vem trabalhando em parceria com o Governo da Bahia e recebeu diversos investimentos, que incluem dois caminhões, o apoio para a realização do Festival do Umbu e para a comercialização da produção, buscando novos mercados, ou por meio da participação em feiras e exposições agropecuárias nacionais e internacionais.

produtos

“Os investimentos do governo estadual, por meio da SDR/CAR, fortalecem o trabalho da Coopercuc e significam muito para o desenvolvimento das famílias, no fomento de ações, como para a diversificação dos sistemas produtivos, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e da organização da Coopercuc nas comunidades”, destacou a presidente da cooperativa, Denise Cardoso.

As geleias, doces, compotas e cerveja de umbu estão entre os 25 produtos orgânicos, com Selo da Agricultura Familiar, fabricados na unidade agroindustrial. Já estão sendo desenvolvidos outros produtos com umbu, maracujá da caatinga, manga e acerola, a exemplo das polpas de frutas, néctar e sucos concentrados.

Pró-Semiárido

O Pró-Semiárido é o resultado de um acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com foco na superação da pobreza rural. O projeto atua, prioritariamente, em comunidades rurais de 32 municípios do sertão baiano, com ações de ATER, fomento às atividades de segurança hídrica e de produção sustentável, agroindustrialização e comercialização da produção, entre outras ações.

 

Fonte: Ascom SDR

 

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856