26 jan de 2018
Bahia – Agricultura – Festival no Conde celebra importância da cadeia produtiva do Coco

Fortalecer a cadeia produtiva do coco, por meio de capacitações, difusão de tecnologias, inovações e qualificação técnica. Esses são alguns dos objetivos do 1º Festival do Coco do Conde, que teve início segunda-feira (22), na Praça Hélio Francisco dos Santos, sede do município do Conde. O evento segue até próximo domingo (28).

O festival é direcionado a empresários, produtores rurais, estudantes e comunidade local. Durante a abertura oficial, foi instituído o Dia Municipal do Coco, que passa a ser celebrado sempre na última sexta-feira do mês de janeiro. A data faz alusão a representatividade do Conde, considerado um dos maiores municípios produtores de coco do país.

“Às vezes a gente enxerga o benefício do coco só pela questão da água e do leite de coco, mas eventos como este nos mostram como esta cadeia é rica e diversificada, com óleo, artesanato e outras formas de beneficiamento, que podem gerar renda para os produtores rurais e movimentar a economia local”, destacou Jerônimo Rodrigues , secretário de Desenvolvimento Rural (SDR).

Rodrigues também lembrou que o Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), investe em editais de fortalecimento da fruticultura que dialogam diretamente com a cadeia produtiva do coco: “Em breve será lançado um edital pela SDR, no valor R$ 60 milhões, chamado Alianças Produtivas Territoriais, que tem por objetivo promover uma maior interação entre a agricultura familiar e o mercado consumidor, com o intuito de dinamizar a produção. As propostas que são aliadas ao crescimento produtivo do coco poderão participar”.

Para Fernando Florêncio, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Produtores de Coco, “essa iniciativa é formidável, pois a Bahia é o maior produtor de coco do Brasil e não tinha um evento desse porte para celebrar esse produto. O meu desejo é que essa primeira edição se reproduza sempre, por 200 ou 300 vezes”, afirmou empolgado.

Programação

Palestras, cursos, troca de experiências tecnológicas para a produção do coco, gastronomia, intervenções culturais, artesanatos, atividades esportivas e dia de campo, estão na programação do primeiro Festival do Coco do Conde.

“A fruticultura representa uma fatia importante do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Outro ponto importante é que existe cadeias produtivas como a do cacau, café, laranja, caju e o próprio coco, que precisam ser dinamizadas e você não consegue fazer com que elas atinjam um patamar necessário, e se não houver apoio no processo produtivo e na comercialização, entra as alianças produtivas”, afirmou Marcos Pintagueira, técnico do projeto Bahia Produtiva, responsável pela fruticultura.

Por fim, Pitangueira ressaltou que as frutas têm sido protagonistas nas questões de segurança alimentar: “Não podemos esquecer que a fruticultura é um mercado em expansão, pois há um novo modelo de consumo, porque hoje as pessoas querem uma alimentação mais saudável e, consequentemente, o consumo de frutas é algo que está sendo muito procurado”.

 

Fonte: Sdr

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856