19 mar de 2024
Bahia – Agricultura – PIB do agronegócio baiano fecha 2023 com alta de 4,2%

Atividade participa com 21,1% da atividade econômica do estado

Em 2023, o agronegócio injetou R$ 88,66 bilhões na economia baiana. Foi o que divulgou a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), ao calcular a participação da atividade, que engloba agricultura, pecuária, agroindústria, comércio e transporte de insumos, no PIB do estado.

De acordo com o levantamento da SEI, o setor fechou o ano com crescimento de 4,2%, totalizando participação de 21,1% na economia do estado – valor um pouco abaixo do registrado no ano anterior, que foi de 23,1%. O recuo de dois pontos percentuais (p.p), entretanto, é justificado pela redução nos preços dos principais produtos agrícolas do estado, a exemplo da soja, milho, algodão e boi gordo, que registrou o menor valor histórico no preço da arroba. Esta é uma questão que exige estratégias eficazes para lidar com a volatilidade dos preços em um segmento tão relevante para a atividade econômica do estado.

Apesar dos preços, o agronegócio registrou variação positiva no período, puxado pelo último trimestre de 2023, com aumento de 3,0%. Especialistas atribuem os números ao bom desempenho no campo, uma vez que a produção e a produtividade agrícola continuaram em alta, mesmo com o mercado em baixa.

A queda nos preços dos produtos agrícolas impactou principalmente o agregado II, que corresponde à produção agropecuária, e o agregado IV, que se refere à comercialização e distribuição dos produtos. No entanto, os agregados I e III, que representam os insumos agropecuários e a indústria de base agrícola, respectivamente, registraram ligeiros ganhos de participação.

Ascom/Faeb

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856