18 fev de 2019
Bahia – Agricultura – Regularização fundiária em comunidades de fundo e fecho de pasto chega ao Território Sertão do São Francisco

As atividades de campo do Projeto de Regularização Fundiária em Áreas Coletivas de Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto foi iniciada, nesta semana, no município  Sobradinho, Território de Identidade Sertão São Francisco.

O projeto beneficiará em torno de 400 famílias, de 7 comunidades tradicionais, dos municípios de Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Juazeiro, Remanso, Pilão Arcado, Sento Sé e Sobradinho,  com foco na identificação e demarcação dos seus territórios.

As comunidades estão recebendo visitas das equipes técnicas, que apresentam, durante a reunião de mobilização,  os procedimentos metodológicos, as etapas do projeto, dentre elas, atualização cadastral, vistoria agronômica, ambiental, levantamento de benfeitorias e georreferenciamento.

A ação é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), em parceria com a Secretaria da Promoção e Igualdade Racial (Sepromi) e entidades selecionadas por Chamada Pública. Um total de R$ 3,7 milhões foi assegurado pelo Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, para a realização do projeto.

Para Wilson José de Souza Júnior, morador da comunidade de São Gonçalo da Serra, no município de Sobradinho, o projeto assegura a posse da terra: “Esta é a oportunidade de sermos dono da terra de fato e de direito. Vivemos em uma comunidade carente do Semiárido brasileiro, praticando a pecuária de subsistência. Estamos felizes com a chegada deste projeto que beneficiará nossa gente”.

Mauro Macedo, da coordenação da Barriguda,  instituição parceira na execução do projeto, explica que  “ o trabalho está dividido em etapas de mobilização, como estas  assembleias para divulgação,  e outras mais técnicas, quando o agrimensor, por exemplo, realiza a medição da terra e o sociólogo faz a caracterização da comunidade. O diálogo estabelecido por nossas equipes com os agricultores familiares, em especial, neste momento inicial, é fundamental para o êxito do nosso trabalho”.

Fonte: SDR Bahia

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856