29 nov de 2017
Bahia – Agricultura – Rota da cachaça vai promover produção da agricultura familiar baiana

Para mostrar o potencial das aguardentes baianas, uma cidade cenográfica traz a Rota da Cachaça, na 30ª FENAGRO, no Parque de Exposições de Salvador, reunindo um total de 22 empreendimentos, organizados por cidades produtoras, que expõem e comercializam seus produtos e outros derivados da cana. A Rota foi lançada nesta terça-feira (28).

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, prestigiou o evento e ressaltou que a concepção da vila não traz só cachaça, mas tem todos os produtos que se relacionam com a ela, por isso é temática: “Tem gente que trabalha com o queijo, com embalagens, com chope. Eu consegui enxergar aqui a humildade de cada produtor, no sentido de serem pessoas especiais e importantes, e que por de trás de uma boa conversa, um bom gole, a gente começa a conhecer e entender melhor”.

O titular da SDR ressaltou que a Bahia tem condições de abastecer o mercado local e nacional e de exportar: “Fazer da cachaça brasileira aquilo que fazemos com o futebol, com a música brasileira. É por isso que a gente trabalha nisso, pois sabemos de um bom alambique, um bom canavial, com certeza vão surgir grandes produtos”.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, explicou que a rota dos engenhos é estratégica para a CAR, pois envolvem cooperativas da agricultura familiar: “O fortalecimento dessas marcas e da rota vai fazer com que mais agricultores entrem nessa atividade e os que já estão expandam a área plantada de cana, além de levar um melhor valor agregado ao seu produto”.

Dias disse ainda que a CAR tem apoiado essa iniciativa e vai continuar incentivando para que a rota da cachaça possa ampliar o número de marcas e possa levar esse tipo de evento para toda a Bahia, para que exposições como essa divulguem as marcas e fortaleçam os agricultores.

Além da tradicional Cachaça de Abaíra, são destaques as cachaças de Rio de Contas, Caraguataí, Paramirim, Tarantim, Paratinga, Camaçari, Medeiros Neto, Feira da Mata, entre outros alambiques do estado.

Pela primeira vez organizados numa exposição agropecuária, os produtores estão otimistas com a abertura de novos mercados, e a expectativa da organização é que, em 2018, a Rota a Cachaça esteja em mais seis feiras do estado da Bahia, combinando a gastronomia das respectivas região junto às diversas aguardentes.

Presidente da Rota

O evento contou ainda com a nomeação da presidente da Rota da Cachaça, a diretora de Agregação de Valor e Acesso a Mercado da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), Elisabete Costa. “Tem pouco tempo que conheci a rota, apesar de apoiar a mais tempo os empreendimentos da cachaça. sobretudo da agricultura familiar. Desde a primeira conversa já me encantei com o movimento do grupo de cachaças da Bahia e para surpresa fui nomeada presidente da Rota das Mulheres da Cachaça. A SDR já fortalece os pequenos produtores e essa nomeação só reforça esse compromisso da gente trabalhar para melhorar e qualificar os demais produtores baianos e fortalecer a comercialização”.

 

Fonte: Ascom SDR

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856