24 mar de 2021
Bahia – Agricultura – Senar Bahia, Abapa e Sindicato Rural de Barreiras realizaram aula inaugural do Jovem Aprendiz em Rosário, Oeste da Bahia

O Senar Bahia, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, deram início na manhã de hoje (23), ao Programa Jovem Aprendiz Rural no Distrito de Rosário, Correntina, Oeste da Bahia. O curso de aprendizagem em Supervisão Agrícola será oferecido para 78 jovens com idade entre 18 e 24 anos incompletos, com a duração de dez meses.

A iniciativa do programa é fruto dos esforços dos produtores rurais do Rosário e região, através das produtoras Lisiane Lunardi e Suzane Piana e do diretor da Faeb e vice-presidente da Associação dos Irrigantes e Agricultores da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt, para atender de forma espontânea a Lei de Aprendizagem que beneficia os jovens da região do Rosário.

Estiverem presentes no encontro de forma virtual, o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda; a vice-presidente da Faeb, Carminha Missio; a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães; o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi; o diretor da Faeb e vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt; a produtora rural e vice-presidente da Abapa, Patricia Morinaga; Prefeitos e Vereadores da região; o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Rui Dias; o vice-presidente Administrativo e Financeiro da Faeb, Guilherme Moura; a Gerente de Educação e Promoção Social do Senar Bahia, Daniela Lago; produtores rurais; os representantes das empresas rurais contratantes; colaboradores do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e do Senar Bahia e os jovens aprendizes.

Lisiane Lunardi, uma das idealizadoras do programa, falou sobre os esforços para a concretização da ação na região. “Agradecemos a todos por confiarem no nosso ousado sonho. Sonhamos alto, temos a certeza, mas com o apoio de todos, conseguimos conquistar a confiança das entidades e produtores rurais da região. Por certo que as Instituições são muito importantes para o desenvolvimento e apoio dos projetos, mas, sem pessoas humildes, guerreiras e capazes como este nosso seleto grupo, não teríamos conseguido formar este projeto no Rosário. Todos estão de parabéns. Neste momento não importa uma única pessoa. Somos um time coeso, que além de profissionais não perdemos a capacidade de sonhar por um mundo melhor. Esperamos que estes jovens e familiares possam estar felizes e aproveitar a oportunidade concedida por todos, para que, no futuro, lutem como nós para incentivar mais jovens ao trabalho e aprendizado”, declarou.

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, destacou a iniciativa dos idealizadores da ação no Rosário e salientou que a capacitação vem ao encontro da necessidade do mercado de trabalho, que busca profissionais jovens cada vez mais qualificados. “Parabenizamos os produtores que nos ajudaram a realizar esse programa em Rosário, para atender de forma espontânea a Lei de Aprendizagem. Esses jovens já chegam ao mercado de trabalho com uma grande oportunidade de emprego e renda, com qualificação profissional e com certeza de que o setor agropecuário já abriu as portas para incentivar a carreira profissional de todos”, disse.

Além da formação especializada, as dezoito empresas parceiras no programa, vão oferecer registro em carteira com remuneração de meio salário, transporte, alimentação na empresa e seguro de vida, através do Senar Bahia.

O Senar Bahia agradece a parceria das seguintes empresas: Agrícola Xingu; Cia Seeds; Clóvis Ceolin; Douglas Orth; Fazenda Integrada; Grupo Denardin; Grupo Novo Tempo; Grupo Roberti; Harald Kudiess; JH Sementes; Jhon Kudiess; Lavoura e Agropecuária Igarashi; Luiz Carlos Bergamaschi; Ricardo Vieira Neves; Santa Colomba Agropecuária; Santa Efigênia; Agropecuária Florestal; Suzane Piana e Valter Mikio Morinaga.

Fonte: Senar Bahia

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856