20 fev de 2019
Bahia – Agricultura – Senar Bahia amplia as ações de Formação Profissional Rural de jovens na região Norte da Bahia

Em Juazeiro, com a proposta de preparar e inserir jovens no mercado de trabalho, o Senar Bahia, em parceria com as empresas Ebraz Exportadora, Fruitier e Special Fruit Exportação e Importação, iniciaram neste mês de fevereiro mais duas turmas do Programa Jovem Aprendiz na área rural. Os 70 jovens, de 18 a 23 anos, com base na Lei 10.097/2000, tiveram oportunidade de assinar a Carteira de Trabalho pela primeira vez. Os aprendizes, matriculados no curso Aprendizagem em Fruticultura receberam no dia da integração das turmas, material didático e instrucional e Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, para o desenvolvimento das atividades. Aulas teóricas com práticas simultaneamente vão garantir melhor aprendizado dos futuros profissionais do agronegócio.

Ainda nas mesmas empresas, 68 jovens receberam os certificados de conclusão de 480 horas de aulas teóricas e declaração de 480 de práticas.

A jovem Vitória Maria Araújo Dias, ao receber o seu certificado, agradeceu. “Ao Senar Bahia, agradeço por nos ter disponibilizado conhecimentos ao ponto de fazer aumentar ainda mais o meu amor pela área rural. Os profissionais envolvidos e o material didático que trabalhamos foram capazes de tornar um curso de um ano, muito mais proveitoso do que aprendi em quatro anos de um curso técnico”.

Já no município de Casa Nova, na mesma região, 59 aprendizes também no curso Aprendizagem em Fruticultura receberam seus cerificados. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, Sílvio Miguel da Silva, falou sobre a importância da fruticultura para o município e região, ressaltou o desempenho das turmas: “Estes jovens recebem os seus primeiros certificados de uma área específica, a rural. Na busca por conhecimentos e realizando os seus sonhos, têm oportunidade de entrar no mercado de trabalho. E estes jovens se destacaram. Parabéns!”. O presidente também elogiou a iniciativa das empresas parceiras Agropecuária Labrunier, Expofrut, GVS Fruit Commpany, Secchi Agrícola, Gold Fruit e Grand Valle.

Alinhamento de ações

No Centro de Excelência em Fruticultura, a coordenação do programa de Aprendizagem, representada pela colaboradora Liziane Rocha, reuniu-se com prestadores de serviços do Senar, responsáveis pelas instrutorias dos jovens aprendizes dos municípios de Juazeiro e Casa Nova, para alinhar as ações desenvolvidas, de modo diferenciado, respeitando as especificidades regionais. O encontro também teve o objetivo de aprimorar as ações educativas, para que a atuação dos instrutores aconteça de acordo com os procedimentos indicados na metodologia educacional do Senar.

Fonte: Ascom Sistema

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856