Bahia – Agropecuária – ”Bahia vive um momento histórico na agropecuária”, diz presidente da Faeb durante Assembleia
Com cerca de 1000 técnicos de campo levando conhecimento a pequenos e médios produtores rurais em todo território baiano e um sistema sindical cada vez mais forte e atuante, a Bahia vive um momento inédito para o setor agropecuário. Agora, o estado tem mais uma conquista: vai sediar um Centro de Referência Nacional em Zootecnia, que será construído pelo Sistema CNA em Feira de Santana.
O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (16) pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, durante assembleia ordinária realizada na sede do Sistema Faeb/Senar, no bairro do Comércio, em Salvador. A reunião contou com a participação do presidente da CNA, João Martins. Presidentes dos sindicatos que não puderam comparecer participaram virtualmente da assembleia transmitida ao vivo pela internet.
Miranda anunciou, ainda, outras ações que já estão em curso, entre elas o programa de requalificação de técnicos; o lançamento da Comissão Estadual de Mulheres do Agro; e o “Minuto do Agro”, programa de rádio veiculado em 100 emissoras do interior da Bahia, com o intuito de ampliar a comunicação do setor.
“Vivemos um momento inédito, com a disseminação de inovação e tecnologia para o homem do campo. Agora, através do rádio, vamos ampliar o acesso à informação. Em todas as cidades onde há Sindicato de Produtores Rurais, o Minuto do Agro vai mostrar às populações urbana e rural o nosso trabalho que já alcança os 417 municípios baianos graças aos nossos Sindicatos dos Produtores Rurais da Bahia que estão na ponta executando. Quero aqui agradecer aos respectivos presidentes, pois sem eles esse resultado não seria possível”.
O encontro, que acontece anualmente, é palco para apresentação das contas, que foram aprovadas por unanimidade. O orçamento para 2024 também foi aprovado. Este ano, a Assembleia formalizou a criação de três novos sindicatos de produtores rurais nos municípios de Barra, Livramento de Nossa Senhora e São Gonçalo, além da reativação da unidade de Itacaré.