28 nov de 2019
Bahia – Agropecuária – SJDHDS promove oficina técnica do PAA Leite na Fenagro

Laticínios e cooperativas dos municípios de Feira de Santana, Valente, Brumado e Aporá participaram, nesta quarta-feira (27), da oficina técnica do Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Leite (PAA Leite), realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), durante a Feira Internacional de Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições, em Salvador. O encontro teve a finalidade de sanar dúvidas e discutir dificuldades apresentadas na execução do programa.

Além de alinhar questões administrativas, orçamentárias e do percentual de execução do PAA Leite na Bahia, a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS, Rose Pondé, falou sobre a futura parceria do Governo do Estado com a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Sebrae e universidades, como a UFBA, UFRB e UESB, para prestar orientações de boas práticas aos laticínios participantes do programa.

“O governo quer estruturar a cadeia produtiva do leite, corrigir os problemas e apresentar soluções sustentáveis para vocês e os produtores. O PAA Leite tem um caráter pedagógico, inclusivo. Nosso trabalho é proporcionar inclusão social, apoiando o produtor e fazendo chegar um leite de qualidade ao consumidor beneficiário”, comentou Pondé, ao lado do coordenador estadual do PAA Leite, Gustavo Machado.

O PAA Leite contribui para o combate à fome e à desnutrição infantil, auxiliando na erradicação da situação de vulnerabilidade social ou de insegurança alimentar e nutricional, através da distribuição gratuita do leite. Ao mesmo tempo, estimula o setor produtivo da cadeia do leite, fortalecendo a agricultura familiar ao garantir a compra do leite destes produtores a preços justos.

Nesta etapa do programa, 15 cooperativas e laticínios são responsáveis pela captação, beneficiamento e distribuição de leite de vaca e de cabra tipo integral em escolas, creches, asilos e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos municípios. Os 1.500 produtores beneficiados, que atendem 99 municípios baianos, cumprem uma série de exigências antes de fornecer o leite, para oferecer um produto de qualidade à população.

Fotos: Michele Brito / Ascom SJDHDS

Fonte: Assessoria de Comunicação

Tel.: (71) 3115-9882 / 3115-3849

Oferecimento:
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856