Salvador (BA), 27 de março de 2025 – Empresas baianas estão investindo cada vez mais em energia solar como estratégia para reduzir custos e aumentar a competitividade. Com o apoio do Banco do Nordeste (BNB), por meio da linha de crédito FNE Sol, negócios de diferentes setores estão conseguindo financiar a instalação de sistemas fotovoltaicos sem comprometer o caixa.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o setor deve adicionar mais de 13,2 gigawatts (GW) de potência ao mercado em 2025, representando um investimento estimado em R$ 39,4 bilhões e a geração de quase 400 mil empregos em diversas regiões do país.
Para o superintendente do BNB na Bahia, Pedro Lima Neto, o crédito para energia renovável representa um diferencial para as empresas. A adesão à energia solar reduz significativamente os custos operacionais ao diminuir a dependência de fontes convencionais mais caras. O FNE Sol permite que os empreendimentos realizem esse investimento de forma acessível e sustentável, destaca.
Caso de sucesso: economia e sustentabilidade
Um dos exemplos dessa transformação é a JDS Montagem e Manutenção, empresa baiana que investiu em painéis solares. A redução dos custos operacionais motivou a empresa a adotar outras iniciativas sustentáveis.
Segundo Ester Silva, responsável pelo setor de Sistema de Gestão Integrada (SGI), a empresa promove semanalmente os Diálogos Diários de Segurança e Meio Ambiente (DDSSMA), encontros que incentivam a inovação e a implementação de ações sustentáveis. Nosso objetivo é minimizar os impactos ambientais, principalmente no descarte de resíduos contaminados. Também orientamos nossos colaboradores sobre boas práticas, incentivando a disseminação dessas ações para além do ambiente de trabalho”, explica.
Sobre o FNE Sol
O FNE Sol é uma linha de crédito do Banco do Nordeste voltada para a economia verde. O financiamento cobre todos os componentes dos sistemas de geração de energia solar, eólica, de biomassa ou pequenas centrais hidrelétricas (PCH), incluindo a instalação. Com o investimento, é possível alcançar uma redução de até 95% na conta de eletricidade.
A linha atende pessoas físicas e jurídicas, incluindo MEIs, empresários individuais, produtores rurais, associações e cooperativas. Os projetos podem ser financiados em até 100% do valor:
– Pessoa física: prazo de até 8 anos, com 6 meses de carência e limite de financiamento de R$ 100 mil por projeto.
– Pessoa jurídica: prazo de até 12 anos, com carência de até 36 meses, e limite definido conforme o projeto.
Para mais informações, os interessados podem acessar o site do Banco do Nordeste, procurar a agência do BNB mais próxima ou entrar em contato pelo 0800 728 3030.