AChapada Diamantina é uma região de serra situada no centro do estado da Bahia. Composta por uma vasta mata atlântica, ela divide espaço com o cerrado e a caatinga. Seu nome se deu devido a grande quantidade de diamante que existia na região que após longo processo de extração entrou em declínio.
O que encontrar na Chapada Diamantina?
O reaquecimento da economia local se deu com o incentivo ao turismo, já que a região dispõe de uma beleza incomparável. É o local de nascente de quase metade dos rios que abastecem o estado da Bahia, tendo como principal o Rio Paraguaçu que é de extrema importância para a vida no semiárido baiano.
Além dos vastos rios, a Chapada Diamantina possui diversas piscinas naturais. Lá você pode nadar em águas escuras, transparentes e até as águas vermelhas e vale lembrar que todas são limpíssimas. Já a temperatura é mista, podendo variar de quente durante o dia e frio durante a noite. Geralmente durante o dia as temperaturas variam de 25° á 30° e por isso o protetor solar é indispensável.
Atividades adventure
Se você adora esportes radicais e de adventure, a Chapada pode ser um excelente roteiro. Com uma grande quantidade de atrações, você não ficará sem ter o que fazer. Entre os esportes radicais mais famosos do local podemos citar o Trekking, o Rapel, o Canyoning – rapel em cachoeira -, o mountain biking, a tirolesa, arvorismo e a escalada. Além de contar com diversas trilhas desde as mais curtas até as de longa distância.
Roteiros mais procurados
Ideal para relaxar, o lugar oferece uma beleza natural incrível, além de grande carga cultural. Dentre os passeios mais procurados estão a Morro do Pai Inácio, o Poço Encantado, a Cachoeira do Buracão, a Gruta da Lapa Doce, o Museu de arte rupestre, o Poço Encantado, o Gentio do Ouro que reúne diversas pinturas rupestres em suas pedras e a visitação as grutas.
Culinária
A comida local também é outro grande atrativo. A região é formada por 57 municípios do estado baiano e a culinária oferece o que há de melhor e mais tradicional na Bahia. Entre as principais especialidades do local estão o Godó de banana, Farofa de garimpeiro, Cortado de Palma, o mel nativo, as receitas de jaca, a famosa cachaça e o café gourmet.
E ai, se apaixonou pelo local assim como eu? Então confira esse site que traz todas as informações necessárias para você organizar sua viagem e desfrutar do que há de melhor na Chapada Diamantina.
Com informações do: modafreecs e do site: www.ioeste.com.br