03 fev de 2024
Bahia – Governo da Bahia – Ações para mitigação dos efeitos da seca no interior da Bahia são anunciadas em Retirolândia

O Governo do Estado segue trabalhando para garantir ações efetivas de convivência com a seca. Dando continuidade às estratégicas tocadas ao longo de 2023, nesta sexta-feira (2), o governador Jerônimo Rodrigues fez, em Retirolândia, distribuição de milho para alimentação animal e autorizou assinatura de convênio com 195 municípios baianos para a contratação de carros-pipas.

Em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Governo Federal, 212 mil sacas de 60kg de milho serão distribuídas gratuitamente para auxiliar a alimentação do rebanho de cerca de 21.210 famílias rurais, onde 70% do cereal irá para ovinos e caprinos e 30% para bovinos lactantes. Para os territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, 30 mil sacas já foram entregues durante o lançamento.

A ação é realizada juntamente às prefeituras e/ou Sindicatos dos Trabalhadores Rurais municipais, que deverão cadastrar as famílias atendidas no sistema desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Os critérios de atendimento são: possuir DAP/CAF, deter estabelecimento rural localizado em município com decreto de emergência homologado com o Estado e ter rebanho de caprino e/ou ovino e/ou bovino declarado na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). O limite máximo por família é de 10 sacos por mês.

“A gente vem enfrentando uma estiagem, um verão bastante longo, que na história a gente nunca ouviu falar. Quem não tem uma renda para estar comprando a comida para si e pros animais, ficou muito complicado, né? Não pode deixar morrer de fome, também não tinha água, muito difícil mesmo, e com a chegada do milho, do Governo do Estado, vai ajudar muitos agricultores”, comemorou a agricultora familiar da comunidade do Tabuleiro, Edivalda Martins.

Já a Operação Carro-pipa, que tem o objetivo de beneficiar 400 mil famílias, levará água potável, para consumo humano, garantindo a saúde e o bem-estar das comunidades. Serão R$ 7,5 milhões investidos para beneficiar agricultores e agricultoras familiares, durante três meses, através de convênio celebrado entre Governo do Estado e prefeituras.

“Esses lançamentos de hoje se juntam às ações desenvolvidas durante todo o ano, em todas as regiões da Bahia, com obras e entregas que ajudam a mitigar os danos da seca em períodos de estiagem. Nosso objetivo é salvaguardar os animais, a população rural e suas produções, para que continuem garantindo o sustento da casa. São esforços de várias mãos, um trabalho conjunto, transversal, que inclui diversas secretarias, órgãos, e principalmente o Governo Federal, que desde o nosso primeiro contato não mediu esforços em trabalhar pela mitigação dos efeitos dessa estiagem histórica”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.

Ainda foi autorizado o início das obras de construção de 620 galinheiros rústicos, por parte da SDR, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), junto ao Consisal, no âmbito da ação Parceria Mais Forte. Agricultores familiares dos 19 municípios consorciados serão beneficiados.

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Fonte: Ascom GOVBA

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856