13 jun de 2024
Bahia – Governo da Bahia – Serviço de Inspeção Municipal (SIM) impulsiona produção de ovos em Serrinha

A 180 km de Salvador, em Serrinha, Edna Souza e sua família encontraram na avicultura uma nova fonte de renda e desenvolvimento. A ‘Ovos Caipira Sítio a Roça’, granja localizada no povoado de Lagoa Seca, começou com 100 aves e hoje abriga 5.500, produzindo cerca de 4 mil ovos, por dia, já certificados com o Selo de Inspeção Municipal Inspeção Municipal (SIM).

“Eu trabalhava na Braskem, me aposentei, e de repente me vi empreendedora. Comecei com 100 aves, não tinha a menor ideia, a menor experiência. O negócio deu certo e começaram a vir os pedidos”, contou a agricultora familiar.

A produção, que era comercializada localmente e no ‘porta a porta’, extrapolou os limites territoriais e alcançou mercados em todo o Estado, a exemplo de municípios como Santaluz, Jacobina, Conceição do Coité, Salvador, São Domingos e Lauro de Freitas. O cliente mais recente é a rede de supermercados Hiperideal, que hoje já compra e comercializa os ovos produzidos na granja. Esse sucesso é fruto não apenas do empenho da família, mas também de parcerias estratégicas que eles fizeram. Uma delas, para implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), possibilitado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e Consórcio Consisal. Um marco importante para o aumento de vendas da granja.

“Quando cheguei a mil aves, comecei a procurar minha regularização. Foi a partir daí [do Consisal] que tudo deslanchou. Depois do selo municipal e federal, que a gente tem o SISBI também, todo mundo queria ovo. Até fora do Estado o povo queria ovo”, disse Edna.

A certificação garante que os ovos produzidos atendam aos padrões de qualidade e segurança alimentar exigidos, permitindo a expansão da comercialização e o fortalecimento econômico da família e da região. Segundo a médica veterinária e coordenadora do SIM no Consisal, Neydiane Rocha, “em três anos ela [Edna Souza] saiu de pouco mais de 800 ovos por dia para 4 mil. Isso mostra a evolução que uma agroindústria obteve a partir do momento em que foi registrada no Serviço de Inspeção e teve seu produto legalizado”.

O trabalho conjunto entre Governo do Estado e consórcios públicos tem sido fundamental para promover uma agricultura familiar mais forte e estruturada em todo o Estado.

Fotos: Gilson Barbosa

Fonte: Governo da Bahia

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856