Os monitores e guias passaram por treinamento e receberam certificado de qualificação para atender os turistas que chegam a Salvador, Porto Seguro e Praia do Forte. Eles também estão habilitados para oferecer informações em diversos idiomas, como inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, russo, japonês, sueco e holandês. Na capital baiana, eles estão espalhados nos três circuitos do Carnaval (Barra, Campo Grande e Pelourinho), além do aeroporto, porto, rodoviária, hotéis e pontos turísticos.
De acordo com o diretor do Serviço de Turismo da Bahiatursa, Wesley Moreira, essas 250 pessoas chegam para reforçar o serviço que já é oferecido pela Setur durante todo o ano, nos pontos de informações ao turista que estão espalhados pelo estado. “Esse receptivo dá conforto e garantia de informação segura para o visitante, e já temos a expertise de todas as ações que nós fazemos durante os outros anos de carnaval e em outros períodos do ano, como o verão, o São João, nos postos do Pelourinho, rodoviária e aeroporto”.
Pela primeira vez em Salvador, a turista da cidade de São Paulo, Natália Rocha, chegou na manhã desta quinta (12), teve uma fitinha amarrada no braço por uma das baianas e procurou os monitores em busca de um mapa. “É muito bom ser bem recebido já que é a minha primeira vez no Carnaval de Salvador, que todo mundo fala que é muito bom e eu não imagino que seja diferente”, falou a turista. Depois da folia, especialmente para quem deixa o estado, entre os dias 18 e 22, será realizada a despedida nos portões de embarque do aeroporto, também com quatro baianas distribuindo fitinhas do Bonfim e brindes para os turistas que deixarão Salvador.
Porto
No Comércio, a expectativa é que mais de 25 mil turistas desembarquem em 12 cruzeiros que chegam a Salvador até a próxima semana. Além das baianas, haverá apresentações do Rixô Elétrico de Fred Menendez, na chegada de navios, do meio-dia às 20h, na segunda (16), e das 14h30 às 17h, na terça (17).
…………………………
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia