17 maio de 2014
Bahia – Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães comemora o Dia do Gari com uma sessão de cinema

Nesta sexta-feira, 16 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional do Gari a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMA) homenageou a todos Garis que trabalham no município com uma sessão de cinemano Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) Patrícia Regina Lauck de Souza, no bairro Santa Cruz. O filme documentário “Lixo Extraordinário”, foi exibido para Garis e Catadores de Materiais reciclados do município.

Luis Eduardo Magalhães - BA 201

O objetivo da homenagem é valorização do profissional e salientar a importância que a sociedade tem em respeitar e contribuir para que o Gari desenvolva seu trabalho com dignidade e sem riscos de saúde. Deve-se uma atenção especial a essa profissão que contribui para o meio ambiente e a saúde a população nos centros urbanos.

Luis Eduardo Magalhães - BA 200

A secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Fernanda Aguiar, também assistiu ao filme e reforçou o papel do Gari na sociedade. “É uma profissão que trabalha em parceria com a comunidade, muitas vezes a população não entende o que um Gari faz. O lixo deve receber uma triagem antes de ir para a lata de lixo. Vidros, objetos cortantes ou qualquer coisa que bote em risco a segurança de uma pessoa devem ser embalados ou colocados em caixas com identificação do material” destacou a secretária.

Luis Eduardo Magalhães - BA 203

Após a sessão de cinema foi realizado um lanche na sala de eventos do CEUs. O gari João Carlos da Silva, conhecido como “Raio Negro”, que também é musico, cantou uma paródia em homenagem a todos os colegas de profissão. “Tenho esse apelido baseado em um super herói, e é assim que nos sentimos como heróis do lixo aqui na cidade”, disse em tom de brincadeira.

 

Os garis apontaram ainda uma dificuldade encontrada no recolhimento de lixo no município, em recolher o excesso de produção de material descartado em empreendimentos comerciais, como hotéis, restaurantes, clinicas particulares de saúde entre outros.

O governo municipal entende que o crescimento do centro urbano é acelerado, consequentemente criam-se maiores demandas, porém a sociedade deve contribuir com esse processo. Saber o horário que o caminhão passará na rua é muito importante para que o lixo não fique exposto, atraindo animais e pondo em risco a saúde da cidade.

 

Fotos – Ascom Lem 

— 

Assessoria de Comunicação do Governo de Luís Eduardo Magalhães – ASCOM 

 

 

Oferecimento:rc seguros

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856