04 nov de 2023
Bahia – Produtores rurais atendidos pelo Senar Bahia são premiados em concurso de Queijos

Das 114 medalhas conquistadas, 50 são de produtores atendidos pela ATeG

Mais de 100 produtos baianos, entre queijos e outros derivados do leite, foram destaques no XVII Encontro Nordestino do Setor do Leite e Derivados (ENEL), que aconteceu na última semana, em Campina Grande, na Paraíba. Do total de itens medalhistas, pelo menos 41 são produzidos em propriedades rurais atendidas pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Bahia, a ATeG Agroindústria, em dez municípios: Candeal, Euclides da Cunha, Itanhém, Mairi, Medeiros Neto, Nova Fátima, Pé de Serra, São Domingos, Serrinha e Vereda.

Em outra categoria, produtores atendidos individualmente garantiram mais 9 medalhas para a Bahia. Ao todo, o estado conquistou 114 medalhas, sendo 24 super ouros, 23 ouros, 31 pratas e 36 bronzes, o que corresponde a 48% das premiações concedidas no concurso.

Um dos eventos mais importantes do segmento, o ENEL tem o objetivo de incentivar e valorizar os queijos produzidos no Nordeste do Brasil. O concurso reúne pequenos, médios e grandes produtores de queijo e produtos lácteos de todos os estados nordestinos.

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ressaltou a diversidade e a qualidade da produção baiana, que se destacou nesta edição ao levar aproximadamente 50% das medalhas. “Este é o maior reconhecimento para um produtor: ver o seu produto agradando os paladares mais exigentes. Hoje, é um concurso no Nordeste, mas amanhã pode ser uma competição nacional e quem sabe esses produtos não participam de prêmios internacionais, como outros da Bahia? Isso consolida a potência produtiva que é o nosso Estado”, observa.

O produtor Gildemário Carneiro, de Nova Fátima, foi um dos premiados. Ele conquistou uma prata, com o doce de ambrosia, e um super ouro com o queijo autoral Flor de Alecrim. “Para mim e para minha família, o ENEL foi um evento maravilhoso, porque conquistei uma medalha com a ambrosia da minha esposa, que é um doce de família com uma tradição de mais de 100 anos”, explicou o produtor, que também destacou o avanço que obteve com relação ao concurso de 2022, quando conquistou apenas uma medalha. “De lá para cá a gente vem se organizando, melhorando a qualidade do produto”, finalizou ele que é atendido pela ATeG.

ATeG – O Senar Bahia, através da Assistência Técnica e Gerencial, leva ao pequeno e médio produtor rural a oportunidade de crescimento e melhoria na adequação dos processos de fabricação, adequação à legislação, programas de autocontrole e também melhoria no controle de custos. O objetivo principal é disseminar novas tecnologias e formas de manejo que possibilitem ao produtor obter maior conhecimento sobre a sua atividade, permitindo o desenvolvimento do seu negócio.

Para o gerente de Assistência Técnica do Senar Bahia, Gabriel Menezes, atualmente 180 agroindústrias são atendidas pelo programa em todo estado. “A ATeG tem a missão de fortalecer várias cadeias produtivas, proporcionando aprendizado, acesso às novas tecnologias e inovação no processo produtivo. Os resultados são comprovados dentro e fora das porteiras, a exemplo de um concurso como esse, onde o estado é o protagonista da cena, sendo bem representado em todas as categorias”.

Fonte: Sistema FAEB

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856